Ciências

Classificação dos anfíbios

Você conhece a classificação dos anfíbios? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre os três grupos desses animais.

Os anfíbios podem ser classificados em três grupos diferentes

Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter a pele úmida, o que é essencial para as trocas respiratórias, e por não possuir escamas. Eles destacam-se como os primeiros vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre, apesar de ainda precisarem viver em um ambiente úmido. Esses seres vivos podem ser classificados em três grupos: Anuros, Urodelos e Gymnophiona, sendo este último grupo o menos conhecido.

→ Anuros


A perereca é um exemplo de anuro

Os anuros são um grupo no qual encontramos sapos, pererecas e rãs. Esse grupo, que existe em todos os continentes, com exceção da Antártida, destaca-se pela grande quantidade de espécies, cujo número ultrapassa 4 mil.

O termo anura significa “sem cauda”, característica mais marcante desse grupo de animais. Além da ausência de cauda, os anuros apresentam um corpo curto e patas traseiras alongadas. Essas patas alongadas, juntamente com músculos resistentes, ajudam no momento do salto, garantindo a potência necessária para impulsionar o anuro no ar. Além de saltar, esses animais são capazes de nadar e até mesmo escalar paredes, como é o caso das pererecas.

→ Urodelo ou Caudata


A salamandra é um exemplo de urodelo

Os urodelos são animais os quais podem ser representados por tritões e salamandras. Esses animais, como o próprio nome indica, apresentam caudas longas, diferentemente dos anuros. As patas traseiras e dianteiras dos urodelos possuem o mesmo tamanho. O movimento das patas, juntamente com ondulações laterais combinadas, garante a movimentação desses animais.

→ Gymnophiona ou Apodes


A cecília é um exemplo de gymnophiona

Os gymnophiona são representados pelas cecílias, animais conhecidos também como cobras-cegas. O nome cecília, apesar de diferente, é originário do latim caecus, que significa cego, daí o nome popular cobra-cega. Estima-se que existam atualmente cerca de 180 espécies diferentes de cecílias.

Os gymnophiona são desprovidos de pés e apresentam locomoção muito semelhante a das cobras. Além disso, de acordo com o que indica seu nome, não apresentam a capacidade de visão, e a região de seus olhos pode ser recoberta por pele ou mesmo por ossos. Existem ainda algumas espécies que apresentam total ausência de olhos, e outras que possuem uma retina capaz de captar a luz.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa