Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Diferenças entre sapo, perereca e rã

Compreenda aqui a diferença entre sapo, perereca e rã.

As pererecas são diferentes de rãs e sapos As pererecas são diferentes de rãs e sapos

Os anfíbios são animais que vivem parte de sua vida em ambiente aquático (fase larval) e parte em ambiente terrestre (adulto). No Brasil, ocorrem cerca de 800 espécies, sendo que o grupo mais diversificado é o dos anuros.

Os anuros compreendem animais sem cauda. Fazem parte desse grupo os sapos, pererecas e rãs. Esses seres são frequentemente motivo de medo e nojo por grande parte das pessoas, entretanto não há motivo para pânico. Vamos conhecer algumas características desses animaizinhos?


Os sapos apresentam pele mais rugosa que rãs e pererecas

Os sapos são geralmente da família Bufonidae. Apresentam pele seca e áspera, sendo capazes de dar pequenos saltos. Frequentemente os adultos são encontrados em ambientes com pouca água, entretanto eles voltam para lagos e lagoas na época de reprodução. Eles possuem tamanho médio e não são usados na alimentação humana.

Os sapos possuem uma glândula de veneno localizada próxima à região dos olhos. Vale destacar que não há motivo para pânico, pois, diferente do que muita gente pensa, eles não lançam veneno. A substância tóxica só é liberada quando a glândula é pressionada, como quando o animal é mordido por outro. Entre as espécies de sapo brasileiras, podemos destacar o sapo-cururu (Bufo marinus).


As rãs apresentam pele lisa e úmida diferentemente dos sapos

Existem espécies de rãs em inúmeras famílias, mas podemos destacar a família Ranidae e Leptodactylidae.  Esses animais são de tamanho médio a grande, sendo capazes de darem saltos longos que podem atingir mais de 1 metro de comprimento. Diferentemente dos sapos, gostam de viver próximos a lagos e lagoas. A pele é mais fina e úmida que a dos sapos e suas patas traseiras são longas. As rãs frequentemente são usadas na culinária.


As pererecas possuem pequenas ventosas que permitem a fixação nas árvores

Por fim, temos as pererecas, que, assim como as rãs, possuem representantes em diversas famílias, sendo uma delas a família Hylidae. Quando comparadas a sapos e rãs, ela apresenta tamanho muito reduzido. Sua pele é lisa e úmida como a das rãs, podendo ser diferenciada pelos seus dedos. Os dedos das pererecas possuem ventosas que permitem que elas literalmente subam pelas paredes. Essas ventosas são importantes, uma vez que elas possuem hábito arborícola.

Agora você já sabe a diferença entre esses três tipos de anfíbios! Quando ouvir alguém falando que a rã é a fêmea do sapo, explique a diferença‼!


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Classificação dos anfíbios

Ciências

Metamorfose

Ciências

Os sapos podem lançar veneno?

Ciências

Sons dos animais

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.