Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Classificação dos anfíbios

Você conhece a classificação dos anfíbios? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre os três grupos desses animais.

Os anfíbios podem ser classificados em três grupos diferentes Os anfíbios podem ser classificados em três grupos diferentes

Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter a pele úmida, o que é essencial para as trocas respiratórias, e por não possuir escamas. Eles destacam-se como os primeiros vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre, apesar de ainda precisarem viver em um ambiente úmido. Esses seres vivos podem ser classificados em três grupos: Anuros, Urodelos e Gymnophiona, sendo este último grupo o menos conhecido.

→ Anuros


A perereca é um exemplo de anuro

Os anuros são um grupo no qual encontramos sapos, pererecas e rãs. Esse grupo, que existe em todos os continentes, com exceção da Antártida, destaca-se pela grande quantidade de espécies, cujo número ultrapassa 4 mil.

O termo anura significa “sem cauda”, característica mais marcante desse grupo de animais. Além da ausência de cauda, os anuros apresentam um corpo curto e patas traseiras alongadas. Essas patas alongadas, juntamente com músculos resistentes, ajudam no momento do salto, garantindo a potência necessária para impulsionar o anuro no ar. Além de saltar, esses animais são capazes de nadar e até mesmo escalar paredes, como é o caso das pererecas.

→ Urodelo ou Caudata


A salamandra é um exemplo de urodelo

Os urodelos são animais os quais podem ser representados por tritões e salamandras. Esses animais, como o próprio nome indica, apresentam caudas longas, diferentemente dos anuros. As patas traseiras e dianteiras dos urodelos possuem o mesmo tamanho. O movimento das patas, juntamente com ondulações laterais combinadas, garante a movimentação desses animais.

→ Gymnophiona ou Apodes


A cecília é um exemplo de gymnophiona

Os gymnophiona são representados pelas cecílias, animais conhecidos também como cobras-cegas. O nome cecília, apesar de diferente, é originário do latim caecus, que significa cego, daí o nome popular cobra-cega. Estima-se que existam atualmente cerca de 180 espécies diferentes de cecílias.

Os gymnophiona são desprovidos de pés e apresentam locomoção muito semelhante a das cobras. Além disso, de acordo com o que indica seu nome, não apresentam a capacidade de visão, e a região de seus olhos pode ser recoberta por pele ou mesmo por ossos. Existem ainda algumas espécies que apresentam total ausência de olhos, e outras que possuem uma retina capaz de captar a luz.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Anfíbios

Ciências

Cobra

Ciências

Cobra-cega

Ciências

Diferenças entre sapo, perereca e rã

Últimos artigos

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.