Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Classificação dos anfíbios

Você conhece a classificação dos anfíbios? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre os três grupos desses animais.

Os anfíbios podem ser classificados em três grupos diferentes Os anfíbios podem ser classificados em três grupos diferentes

Os anfíbios são animais que se caracterizam por ter a pele úmida, o que é essencial para as trocas respiratórias, e por não possuir escamas. Eles destacam-se como os primeiros vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre, apesar de ainda precisarem viver em um ambiente úmido. Esses seres vivos podem ser classificados em três grupos: Anuros, Urodelos e Gymnophiona, sendo este último grupo o menos conhecido.

→ Anuros


A perereca é um exemplo de anuro

Os anuros são um grupo no qual encontramos sapos, pererecas e rãs. Esse grupo, que existe em todos os continentes, com exceção da Antártida, destaca-se pela grande quantidade de espécies, cujo número ultrapassa 4 mil.

O termo anura significa “sem cauda”, característica mais marcante desse grupo de animais. Além da ausência de cauda, os anuros apresentam um corpo curto e patas traseiras alongadas. Essas patas alongadas, juntamente com músculos resistentes, ajudam no momento do salto, garantindo a potência necessária para impulsionar o anuro no ar. Além de saltar, esses animais são capazes de nadar e até mesmo escalar paredes, como é o caso das pererecas.

→ Urodelo ou Caudata


A salamandra é um exemplo de urodelo

Os urodelos são animais os quais podem ser representados por tritões e salamandras. Esses animais, como o próprio nome indica, apresentam caudas longas, diferentemente dos anuros. As patas traseiras e dianteiras dos urodelos possuem o mesmo tamanho. O movimento das patas, juntamente com ondulações laterais combinadas, garante a movimentação desses animais.

→ Gymnophiona ou Apodes


A cecília é um exemplo de gymnophiona

Os gymnophiona são representados pelas cecílias, animais conhecidos também como cobras-cegas. O nome cecília, apesar de diferente, é originário do latim caecus, que significa cego, daí o nome popular cobra-cega. Estima-se que existam atualmente cerca de 180 espécies diferentes de cecílias.

Os gymnophiona são desprovidos de pés e apresentam locomoção muito semelhante a das cobras. Além disso, de acordo com o que indica seu nome, não apresentam a capacidade de visão, e a região de seus olhos pode ser recoberta por pele ou mesmo por ossos. Existem ainda algumas espécies que apresentam total ausência de olhos, e outras que possuem uma retina capaz de captar a luz.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Anfíbios

Ciências

Cobra

Ciências

Cobra-cega

Ciências

Diferenças entre sapo, perereca e rã

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.