Ciências

Bacteriófagos

Você sabe o que são bacteriófagos? Clique aqui e saiba mais sobre esse importante tipo de vírus que tem potencial para curar doenças.

Os bacteriófagos são vírus que infectam bactérias

Você já ouviu falar a respeito dos bacteriófagos? Esses pequenos seres são importantes vírus que apresentam como principal característica a capacidade de infectar bactérias. Esses vírus são um importante grupo e foram descobertos por dois pesquisadores de forma independente: Frederick Twort (1915) e Félix d’Herelle (1917).

Quais são as características principais de um bacteriófago?

O primeiro aspecto que devemos lembrar ao falar de bacteriófago é que ele é um vírus e, por isso, apresenta características típicas desse grupo. Como se sabe, vírus não possuem célula (acelulares) e não apresentam metabolismo próprio. Ao dizer que esses seres não apresentam metabolismo, estamos falando que não ocorrem reações químicas importantes em seu interior.

Vale destacar que, em virtude da ausência de metabolismo, os bacteriófagos, como qualquer outro vírus, necessitam parasitar uma célula para que sua reprodução ocorra. Sendo assim, esses organismos também são conhecidos como parasitas intracelulares obrigatórios.

Quais são as partes de um bacteriófago?

Os bacteriófagos apresentam uma estrutura bastante típica formada por um capsídeo, onde é encontrado o material genético, uma cauda e fibras da cauda. O capsídio protege o material genético dos vírus, e a cauda e as fibras relacionam-se com o reconhecimento da bactéria a ser invadida.


Observe as principais partes do bacteriófago

Como os bacteriófagos podem ser classificados?

Os bacteriófagos podem ser classificados, analisando-se o seu ciclo, em bacteriófagos líticos e bacteriófagos lisogênicos.

  • Bacteriófagos líticos: Nesse grupo, após sua reprodução na célula hospedeira, esta se rompe (lise) e libera vários vírus.

  • Bacteriófagos lisogênicos: Nesse grupo de vírus, o que se observa é a integração do material genético do vírus ao material genético da bactéria e formação de um prófago, que se reproduz juntamente à célula hospedeira. Mudanças do meio podem causar a mudança para o ciclo lítico.

O que é a fagoterapia?

Denomina-se de fagoterapia o uso de bacteriófago para o tratamento de doenças. Essa técnica baseia-se na utilização de vírus que podem causar a lise de bactérias, contribuindo, assim, para o tratamento de infecções bacterianas. Essa terapia pode ser um avanço no tratamento, principalmente de bactérias resistentes a antibióticos.

Atenção: Os bacteriófagos não causam doenças em outros seres vivos a não ser em bactérias.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa