Ciências

Anticorpos

Saiba mais sobre os anticorpos e qual é a sua importância para a prevenção de doenças.

Os anticorpos são proteínas encontradas no plasma que nos protegem contra organismos invasores

Nosso corpo está em constante contato com possíveis agentes causadores de doenças. Sendo assim, é fundamental que nosso organismo possua armas contra esses agentes. Uma dessas armas é o chamado anticorpo.

Os anticorpos são proteínas que atuam defendendo nosso corpo contra micro-organismos e substâncias estranhas, que são chamadas de antígenos. Essas proteínas ligam-se a um determinado antígeno e causam a sua destruição ou, então, fazem com que ele pare sua atividade.

Os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B maduros (também chamados de plasmócitos), que são um tipo de glóbulo branco presente no nosso sangue. Cada antígeno desencadeia a produção de um determinado anticorpo, sendo que cada anticorpo só atua em um determinado antígeno.


Os linfócitos B maduros são responsáveis pela produção de anticorpos

Em virtude da especificidade da reação antígeno-anticorpo, frequentemente eles são comparados a uma chave e uma fechadura. Cada chave é capaz de abrir apenas uma fechadura, o mesmo acontece com um anticorpo que só é eficaz contra um antígeno. Isso quer dizer que um anticorpo que atua defendendo-nos contra uma bactéria não será útil para nos defender contra um vírus.

Uma característica extremamente interessante a respeito do nosso corpo é a capacidade de memória. Se formos contaminados por um antígeno que já nos causou algum problema no passado, rapidamente nosso corpo começará a produzir anticorpos. Isso ocorre porque, após uma infecção, ficam em nosso corpo células de memória. Elas possuem a capacidade de reconhecer um agente infeccioso ao qual já tivemos contato.

Esse mecanismo é fundamental para a eficiência das vacinas, substâncias feitas a partir de antígenos que são tratados a fim de não causarem doenças. Ao vacinar uma pessoa, o corpo começa a produzir anticorpos e células de memória. Sendo assim, quando esse micro-organismo entrar em contato com nosso corpo, rapidamente será destruído, uma vez que os anticorpos vão ser produzidos de maneira mais rápida.


Videoaula relacionada:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa