Estruturas dos verbos

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Estruturas dos verbos Os verbos compƵem-se de elementos especƭficos
PUBLICIDADE

Nas aulas de Língua Portuguesa você estuda sobre os verbos, tanto na fala quanto na escrita... e aprende como eles são utilizados, não é mesmo? E as ações que desenvolvemos a todo momento, tais como, correr, andar, pular, brincar, estudar... todas elas representam os verbos.

     

Mas, afinal, você teve curiosidade em saber quais os elementos que os constituem? Nossa! como a língua que falamos é rica em detalhes, a cada dia que passa temos a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre eles, e é o que faremos a partir de agora. Pois bem, você conhecerá que elementos são esses, é só ficar bem atento(a).
É tudo muito simples, pois são apenas três. A todos eles (os três) podemos dar o nome de morfemas. Observe:

* Radical – representa um morfema muito importante, pois nele está o significado essencial do verbo. Vamos ver alguns exemplos?

ESTUD –AR
PUL – AR
CANT- AR
ESCREV – ER
PART- IR


Sabe essas partes que estão sombreadas? Então, são exatamente elas que representam o radical, um pedacinho da palavra que permanece sempre do mesmo jeito.

* Vogal temática – podemos dizer que ela é apenas uma pequenina letra que faz a ligação entre o radical e o morfema que ainda não conhecemos – as desinências. Na Língua Portuguesa há três tipos de vogais temáticas, são elas:

A – caracteriza os verbos pertencentes à primeira conjugação:

CANT – A - R
ESTUD – A – R


Olha ela aqui, bem destacada!!!

E – caracteriza os verbos da segunda conjugação:

CORR – E – R
VEND – E - R


I – caracteriza aqueles que pertencem à terceira conjugação:

SORR – I – R
PART – I – R


Desinências – são os morfemas que se juntam tanto ao radical quanto à vogal temática para indicar as flexões do verbo, pois, como você sabe, ele é flexionado em número, tempo, pessoa e modo. Dessa forma, há dois tipos de desinências: as desinências número-pessoais e as desinências modo-temporais. Vamos conhecê-las em um instante:

CANTÁSSEMOS -
 
 CANTÁ   representa a ligação feita entre o radical e a vogal temática. Essa ligação é denominada de tema.

-SSE
representa a desinência modo-temporal – essa terminação indica que o verbo se encontra no pretérito imperfeito (que é o tempo) do subjuntivo (que é o modo).

-MOS
representa a desinência número-pessoal – essa terminação indica que o verbo se refere à primeira pessoa do plural, ou seja, se nós cantássemos.

Percebeu como é fácil?


Por Vânia Duarte
Graduada emLetras

Avaliação

-

    Escola Kids