Reprodução das bactérias

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Reprodução das bactérias As bactérias são seres unicelulares que se reproduzem, principalmente, de modo assexuado
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

As bactérias são organismos unicelulares que, assim como os outros seres vivos, reproduzem-se. A principal forma de reprodução das bactérias é assexuadamente, ou seja, para realizar a reprodução, é necessário apenas um indivíduo. Nesse grupo existe ainda a troca de material genético, o que é considerado por alguns autores um tipo de reprodução sexuada.

Reprodução assexuada das bactérias

A forma mais comum de reprodução das bactérias é a bipartição, cissiparidade ou divisão binária. Nesse processo, ocorre inicialmente a duplicação do DNA e, em seguida, a divisão da célula em duas. Por serem iguais à bactéria que as originou, as “bactérias-filhas” recebem a denominação de clones.

Esse tipo de reprodução ocorre de maneira muito rápida quando a bactéria encontra-se em um ambiente favorável. Em algumas espécies, o processo completo dura apenas 20 minutos, o que garante que esses organismos espalhem-se rapidamente pelo ambiente.

Na bipartição, uma bactéria dá origem a duas bactérias-filhas
Na bipartição, uma bactéria dá origem a duas bactérias-filhas

Reprodução sexuada das bactérias

Para certos autores, qualquer troca de material genético realizada por uma célula bacteriana configura-se um caso de reprodução sexuada. Nesse processo, o material genético é passado de uma célula (bactéria doadora) para outra (bactéria receptora), levando à junção do material das duas. Após esse processo, a bactéria divide-se, assim como observado na reprodução assexuada. Como após a troca de material as células separam-se para depois se dividir, muitos autores consideram que há apenas uma recombinação genética, e não uma reprodução sexuada.

A passagem de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer por diferentes processos, sendo o mais comum a conjugação. Nesse processo sexual, as bactérias unem-se por pontes citoplasmáticas e ocorre a passagem de material genético de uma célula para outra. Por haver mistura do material genético, observa-se um aumento da variabilidade genética.

Outras formas de transferência de DNA em bactérias é a transformação, em que a bactéria capta material genético que está no meio, e a transdução, em que o vírus leva material genético de uma célula à outra. Em todos os casos, ocorre a recombinação do material genético e a posterior divisão da célula em duas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-


    Escola Kids