Por que piscamos?

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que piscamos? Piscar ajuda a manter os olhos lubrificados, nutridos e oxigenados
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Você já brincou alguma vez de ficar sem piscar? Ganhar essa brincadeira não é fácil, não é mesmo? Mas você já parou para pensar sobre por que devemos piscar com tanta frequência? A seguir, aprenda algumas funções desse ato para o nosso corpo.

→ Por que piscamos?

O olho é uma estrutura relacionada com a captura de imagens, portanto, muito importante para a percepção do que ocorre a nossa volta. Ele sempre permanece úmido graças à produção de lágrimas pelas nossas glândulas lacrimais. Ao piscarmos, essa glândula é estimulada e produz a lágrima, que é, então, espalhada pelos olhos.

Entre as várias funções da lágrima, a principal é a lubrificação. Percebemos a importância dessa função quando os olhos ficam abertos por muito tempo e começam a arder porque ficam ressecados. A lágrima também é responsável por levar oxigênio e nutrientes e proteger os olhos contra infecções. Além disso, devemos destacar que ela faz uma espécie de limpeza nas córneas (tecido transparente localizado na frente do olho), garantindo que a poeira, por exemplo, seja retirada.

Vale destacar que, além de garantir a distribuição da lágrima, piscar também confere proteção aos olhos. Quando algo estranho vem em nossa direção, logo fechamos os olhos para evitar que a córnea seja atingida e cause danos graves a nossa valiosa visão.

→ Piscar e sua função neurológica

Além de todas as importantes funções já citadas relacionadas ao ato de piscar, abrir e fechar os olhos também apresenta uma outra curiosa função. Após estudos realizados com vinte pessoas saudáveis, pesquisadores do Japão concluíram que piscar é um ato que prepara nossa mente para a realização de uma nova tarefa.

Essa pesquisa consistia na exibição de episódios de uma famosa série de comédia enquanto os voluntários estavam ligados a um aparelho de ressonância magnética. Durante o experimento, os pesquisadores concluíram que o piscar de olhos tendia a ocorrer em momentos como o fim de uma cena. Isso acontecia com o intuito de preparar o corpo para a nova parte do episódio.

CURIOSIDADE: Você sabia que piscamos uma vez a cada cinco ou sete segundos?

Leia também: Cuidados com os olhos!

Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids