Cuidados com os olhos

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cuidados com os olhos Olhos vermelhos é um sinal de alerta para cuidar da visão
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Os olhos são as estruturas responsáveis pela nossa visão, sendo, portanto, bastante importantes para nosso organismo. Normalmente percebemos que algo não vai bem com nossos olhos quando sentimos dor ou quando eles estão avermelhados. Entretanto, esses sinais mostram que esses importantes órgãos já sofreram muitos danos.

Apesar de entendermos a importância dos olhos, muitas pessoas não possuem o devido cuidado com esse importante órgão. A seguir vamos conhecer alguns cuidados que devemos ter em relação a essas estruturas.

Cuidados com os olhos

O uso de computadores, smartphones e televisões está cada vez mais frequente e, com isso, deixamos nossos olhos focados em um aparelho por muito tempo. Essa atitude pode desencadear dores de cabeça e fadiga ocular, sendo necessário tomar cuidado com essas ações.

É fundamental fazer pausas durante o dia, não deixando os olhos focados por muito tempo. O ideal é deixar os olhos recuperarem-se. Especialistas recomendam que, de tempos em tempos, a pessoa olhe para o horizonte sem focar sua visão. A recomendação é simples e deve ser feita por pelo menos cinco minutos diários.

Piscar também é importante, pois lubrifica os olhos. Sendo assim, ao ficar muito tempo focado em uma atividade, lembre-se de piscar para que as impurezas sejam retiradas e seu olho funcione melhor.

Outra dica importante é sempre lavar as mãos para mexer nos olhos, pois as mãos sujas podem desencadear infecções. Além disso, ao cair partículas estranhas, é fundamental não coçar o olho; caso seja necessário, procure um oftalmologista.

Cosméticos também merecem atenção. Nunca devem ser usados produtos vencidos, e cremes para a região dos olhos devem ser aplicados com cuidado e não muito próximo das córneas. Lembre-se também de sempre retirar os excessos de maquiagem no final do dia.

Apesar de não parecer, uma alimentação adequada e praticar exercícios físicos também estão relacionados com olhos saudáveis. Entretanto, é importante atenção caso os exercícios sejam realizados ao ar livre, sendo fundamental proteger os olhos dos efeitos nocivos do sol utilizando óculos escuros quando a incidência solar estiver alta.

Outro ponto importante é procurar sempre um oftalmologista para consultas periódicas. Um check-up preventivo pode ajudar a descobrir doenças precocemente e evitar que o problema se agrave.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids