Matéria e energia

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Matéria e energia O garoto na imagem está pensando em coisas que são e que não são matéria. Você sabe identificá-las?
PUBLICIDADE

 A Química é uma ciência que estuda a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. Mas qual é a definição de matéria e energia?

Matéria é tudo que tem massa e volume e que, portanto, ocupa lugar no espaço. Com esse conceito em mente, podemos afirmar que o ar, os metais, a água, as árvores, a grama, os móveis, os planetas, as estrelas e até você são exemplos de matéria; mas os sentimentos, como o amor, bondade, alegria, ciúme, raiva e assim por diante, não podem ser considerados matéria.

Como explicado no texto Do que são feitas todas as coisas?, toda matéria é feita de átomos, partículas muito, muito, muito pequenas!

A matéria pode passar por transformações físicas e químicas. As tranformações físicas não alteram a composição da matéria. Um exemplo é quando amassamos o papel, ele continua sendo papel, apenas sua forma mudou. Já as transformações químicas alteram a composição da matéria, ou seja, os átomos do material, que estavam ligados uns com os outros de uma forma, trocam de lugar e formam novas substâncias. É o que acontece quando queimamos o papel.

O papel amassado e o papel queimado são, respectivamente, uma transformação física e outra química
O papel amassado e o papel queimado são, respectivamente, uma transformação física e outra química

Para que essas transformações ocorram, é necessário que se ganhe ou se perca energia.

Explicar o que é energia não é fácil, mas geralmente ela é definida como a capacidade de produzir algum trabalho, movimento ou ação.

Existem vários tipos de energia. Um exemplo é quando recebemos energia na forma de calor do Sol, a chamada energia térmica. Esse calor está relacionado com o movimento das partículas que compõem os materiais. Essas partículas vibram e, quanto maior for a movimentação delas, maior será a sua temperatura. Quando dois corpos são colocados em contato, o que está mais “quente” (o que tem as moléculas vibrando mais rápido) transfere energia para o outro corpo que está mais “frio”. Essa energia transferida é chamada de calor. Para ocorrer a transformação física do gelo em água líquida, por exemplo, basta fornecer energia na forma de calor para o gelo, que é a nossa matéria.

A energia nunca é criada, mas sim transformada. Veja alguns exemplos de como isso ocorre na prática:

  • A energia química que existe nos componentes dentro de uma pilha é transformada em energia elétrica, que, por sua vez, é usada para ligar algum aparelho;

  • A energia química da gasolina é transformada em energia mecânica, que faz o carro andar;

  • A energia química dentro dos alimentos é transformada no nosso organismo em energia que gera o trabalho que nosso corpo realiza nas atividades diárias e também o calor que aquece o nosso corpo.

Acompanhe a seguir alguns exemplos de diversas formas de energia:

Formas de energia: cinética, potencial, mecânica, química, elétrica, magnética, nuclear e térmica
Formas de energia: cinética, potencial, mecânica, química, elétrica, magnética, nuclear e térmica


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química 

Avaliação

10.0


    Escola Kids