Importância da decomposição

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Importância da decomposição A decomposição promove o apodrecimento dos alimentos
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Que maravilha seria se todos os alimentos não estragassem com o tempo, não é mesmo? Apesar de parecer uma vantagem, a falta de organismos decompositores poderia ser um grave problema mundial. Acompanhe-nos nessa leitura e descubra o porquê!

Primeiramente devemos lembrar que todos os seres vivos são formados por matéria orgânica e, assim que eles morrem, essa matéria é degradada. Esse processo natural é chamado de decomposição e é realizado por seres heterotróficos chamados de decompositores. Como exemplo desses seres, podemos citar os fungos e as bactérias.

Os seres decompositores nutrem-se dos restos de seres vivos, tais como plantas e animais, e liberam na natureza sais minerais e outros nutrientes. Esses nutrientes são então utilizados pelos organismos produtores, como as plantas, sendo, portanto, reaproveitados. Dessa forma, podemos concluir que a decomposição favorece a ciclagem dos nutrientes.

A decomposição faz com que cadáveres de animais, restos de plantas e até mesmo nossos alimentos sejam degradados. É por isso que muitas vezes esse processo não é visto com bons olhos. Entretanto, a decomposição é fundamental para a manutenção da cadeia alimentar, além de evitar que o planeta seja um grande depósito de seres mortos. Sem a decomposição seria impossível, por exemplo, a manutenção da vida, uma vez que alguns nutrientes não retornariam ao meio e os organismos, que não conseguiriam obtê-los, morreriam.

O processo de decomposição faz com que os nutrientes retornem ao meio
O processo de decomposição faz com que os nutrientes retornem ao meio

Todos os compostos orgânicos que são capazes de sofrer decomposição recebem o nome de biodegradáveis e aqueles que não sofrem esse processo são chamados de não biodegradáveis.

Curiosidade: Vale lembrar que, em alguns casos, os organismos não sofrem total decomposição, mas podem ser cobertos por sedimentos e âmbar ou passar por congelamento, por exemplo. Nesses casos, podem ser formados fósseis, que são restos de organismos antigos ou evidências de sua existência preservados.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0


    Escola Kids