Caipora

  • Atualmente 4.1379310344828/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Caipora Defensor dos Animais
PUBLICIDADE

Caipora é um personagem do folclore, representado tanto por uma mulher, índia como por um homem matuto, baixo, que aparece montado em um caititu ou porco-do-mato. Antes era conhecido como Caiçara, entidade que protegia as caças.

As características principais do Caipora são: ser anão, ter cabelos vermelhos, orelhas pontudas e dentes esverdeados.

Conta a lenda que o(a) Caipora é protetor dos animais de pele, couro ou chifre, como porcos, tamanduás, cobras, tatus, veados, etc.

Em sua missão, assusta os caçadores que matam esses animais de forma cruel e predatória. Muitas fêmeas são mortas quando estão prenhas e esses homens, insensíveis, não têm a mínima compaixão por esses animais.


Combate os maus tratos contra animais

Caipora é muito danada, prega peças nos homens que chegam às matas, mal intencionados, querendo matar animais. Vendo isso, Caipora solta uivos e gritos, assombrando-os.

Outra forma de defender os bichos é espantando-os para longe dos caçadores ou ressuscitando os que foram mortos.

Caipora fica furiosa e lança seu barulho, persegue os caçadores, bate em seus cachorros, até que os mesmos fujam da floresta, deixando a arma jogada ao chão.

Porém o(a) Caipora não é totalmente correto, pois gosta de fumo e bebida. Com isso, alguns caçadores levam esses presentinhos para ele(a) em troca de uma boa caçada. Mas a caça deve acontecer sem maltratar o animal, nem matar uma fêmea que espera um filhote.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.3

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids