Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Tiranossauro rex

O tiranossauro rex é um dos dinossauros mais conhecidos e admirados, especialmente por seu tamanho e suas mandíbulas poderosas. Sua mordida era muito potente.

Ilustração de um tiranossauro rex com a boca aberta, em posição de ataque. O tiranossauro rex possuía dentes grandes e uma mordida poderosa.

Tiranossauro rex era um animal de grandes proporções que viveu entre 90 e 66 milhões de anos atrás. Esses animais apresentavam cerca de 12 metros de comprimento e aproximadamente 3,65 metros de altura. A cabeça do tiranossauro rex também surpreende, medindo cerca de 1,5 m.

Esse dinossauro apresentava um olfato bem desenvolvido e sua visão pode ser comparada à de aves de rapina. Possuía uma mordida bastante potente, sendo considerada mais forte de que a de qualquer outro animal. Acredita-se que esse animal era capaz de caçar mas também se alimentava de carniça quando era necessário, assim como ocorre com predadores de topo nos dias atuais.

Leia também: Extinção dos animais — assim como os dinossauros, outras espécies podem desaparecer

Resumo sobre o tiranossauro rex

  • O tiranossauro rex é um animal que viveu entre 90 e 66 milhões de anos atrás.

  • Os tiranossauros possuíam cerca de 12 metros de comprimento, 3,65 metros de altura e podiam pesar oito toneladas.

  • Sua cabeça do tiranossauro media mais de 1,5 metro.

  • Possuía mandíbulas poderosas, sendo considerada a mordida mais forte entre todos os animais que já existiram no planeta.

  • Possuía um olfato bastante desenvolvido.

  • Provavelmente, caçava suas presas mas também se alimentava de carniça.

Descoberta do tiranossauro rex

O tiranossauro (Tyrannosaurus rex) é um animal que viveu entre 90 e 66 milhões de anos atrás e, sem dúvida, é um dos dinossauros mais conhecidos e admirados. Os primeiros ossos do Tyrannosaurus rex foram descobertos em 1900 nos Estados Unidos. Hoje, ainda existem poucos espécimes descobertos, na maioria das vezes, apenas fragmentos de ossos são encontrados e atribuídos como sendo desse animal. O conjunto de ossos mais conservado de todos é o de Sue, que contém cerca de 80% de seu esqueleto.

Características do tiranossauro rex

Conhecido como “rei lagarto tirano”, esse gigante possuía cerca de 60 dentes enormes, atingindo até mais de 20 centímetros. Se seu dente já era grande, imagine seu comprimento. Esse animal chegava a 12 metros de comprimento. Só a cabeça dele atingia mais de 1,5 metro, e sua altura poderia atingir até 3,65 metros. Estudos sugerem que as fêmeas eram relativamente maiores que os machos. Esse animal pesava entre cinco e oito toneladas.

Muito se discute também sobre a capacidade de correr desses animais. Alguns pesquisadores sugerem que eles atingiam até 50 km/h. Atualmente, considera-se que esses animais atingiam apenas 19 km/h. Segundo um estudo publicado em 2021 e intitulado “Natural Frequency Method: estimating the preferred walking speed of Tyrannosaurus rex based on tail natural frequency”, o tiranossauro rex, provavelmente, tinha como velocidade preferida de sua caminhada algo em torno de 4,8 km/h, um valor bem semelhante ao de humanos.

O tiranossauro possuía um olfato bastante desenvolvido, o que o ajudava a encontrar alimento e também parceiros sexuais. Por possuir bulbos olfativos bem desenvolvidos, esses animais eram capazes de localizar a sua presa em longas distâncias. Em relação à visão, alguns pesquisadores acreditam que o tiranossauro apresentava uma visão tão eficiente quanto a das atuais aves de rapina.

Veja também: Qual o maior dinossauro que já existiu?

Por que o tiranossauro rex tinha braços curtos?

Um fato interessante é que os T. rex possuíam membros anteriores muito pequenos e desproporcionais. Sem dúvida, isso pode ter sido um fato desfavorável para a caça. Até o momento, não se sabe como o tiranossauro utilizava seus braços, entretanto, alguns pesquisadores acreditam que eles eram utilizados, por exemplo, para agarrar um parceiro ou realizar cortes de perto.

Reprodução do tiranossauro rex

Esses animais, assim como os outros dinossauros, botavam ovos. Provavelmente eles eram enterrados na areia e não eram chocados. Acredita-se que os ninhos eram feitos em locais muito bem protegidos, em face da falta de marcas de fraturas nesses animais quando jovens. A expectativa de vida desses animais era de 28 anos.

Saiba mais: Répteis — os dinossauros pertenciam a esse grupo de animais

Alimentação do tiranossauro rex

O T. rex já foi descrito há mais de um século, e ainda hoje existem diversas dúvidas sobre seu modo de vida. Apesar de seus dentes grandes e seu tamanho exagerado, ainda não se sabe se ele realmente era um caçador ou carniceiro.

O tiranossauro provavelmente se alimentava de carniça mas também caçava. Sua mordida é a mais forte que já existiu.[1]

A dúvida a respeito de suas habilidades como caçador está ligada ao fato de que seus pequenos braços poderiam dificultar que esse animal se levantasse após uma queda durante um ataque, por exemplo. Além disso, o formato dos dentes e o sentido do olfato bem desenvolvido indicam que ele poderia sim ser um animal que se alimentava de carniça.

Entretanto, o T. rex também possuía características que o tornavam um bom caçador. Sua mordida, por exemplo, é a mais forte que de qualquer outro animal no planeta. Pesquisadores descobriram que cada dente do animal era capaz de exercer uma pressão de seis toneladas. Para se alimentar, o tiranossauro lançava a sua presa no ar e a engolia inteira.

Vale salientar ainda que já foram encontrados fósseis de animais com marcas de mordida do T. rex, o que indica que, se esse animal não caçava, pelo menos, ele tentava realizar essa tarefa. Diante disso, atualmente, considera-se que o tiranossauro agia como necrófago, ou seja, se alimentava de animais mortos mas também caçava.

Créditos da imagem

[1] Skye McDavid/ Wikimedia Commons

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Animais em extinção

Ciências

Dinossauros

Geografia

Eras Geológicas

Ciências

O maior dinossauro do mundo

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.