Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Produção do etanol

Descubra como é feita a produção do etanol. Clique e informe-se!

Usina para produção de etanol Usina para produção de etanol

Quando chegamos a um posto de abastecimento, é comum visualizarmos nas placas de informação ou na própria bomba de combustível a palavra etanol. Isso quer dizer que a grande maioria das pessoas tem conhecimento de que esse composto é um combustível. O etanol é um líquido incolor que pertence a um grupo de substâncias conhecidas como álcoois. Por essa razão, ele é comumente chamado de álcool.

Podemos encontrar esse líquido também em supermercados ou farmácias em frascos de 1L ou 500 mL, por exemplo, e utilizá-lo para limpeza de maneira geral. O interessante é que a composição do álcool de supermercado e farmácia é diferente da composição do etanol encontrado nos postos de combustível.

Dessa forma, é fato que conhecemos muitas funções desse líquido incolor tão conhecido e utilizado diariamente. Mas você conhece suas características específicas e como ele é produzido? Por intermédio deste texto, você pode tornar-se um conhecedor de verdade sobre o etanol. Vamos começar então?

O etanol não é o álcool, e sim um exemplo de álcool, já que, como todo e qualquer álcool, o etanol, além de elementos químicos como o carbono, o hidrogênio e o oxigênio, possui em sua estrutura um grupo chamado hidroxila (OH), que faz, obrigatoriamente, uma ligação química com um carbono, como representado na fórmula a seguir:


Estrutura química geral de um álcool

Nela podemos observar que o grupo OH está em um carbono (C) que realiza apenas as chamadas ligações simples, aspecto que caracteriza esse carbono como saturado.

O etanol apresenta como características principais:

  • É líquido;

  • É incolor;

  • Apresenta odor característico (todo mundo conhece o cheiro do álcool!);

  • Dissolve-se muito bem na água;

  • É inflamável (sofre combustão);

  • Tem um ponto de ebulição igual a 78,4 oC (evapora mais rápido que a água);

  • Tem ponto de fusão igual a -114,13 oC (não congela nem no congelador nem no freezer doméstico);

  • Sua fórmula é:


Estrutura química do etanol

Sua produção envolve várias etapas importantes, mas antes vamos conhecer a partir de quais produtos o álcool pode ser produzido. São eles:

  • Cana-de-açúcar (mais simples e produtiva);

  • Milho;

  • Beterraba;

  • Batata;

  • Trigo;

  • Mandioca.


A cana-de-açúcar é um produto utilizado para produzir etanol

Os processos que envolvem a produção do etanol são:

a) Colheita, lavagem e corte: A cana-de-açúcar é colhida na lavoura e enviada para as usinas produtoras. Chegando à usina, ela é lavada para que sejam retiradas todas as impurezas e, logo em seguida, é cortada em pedaços menores.

b) Imantação: é passado um eletroímã nos pedaços de cana para a retirada de metais.

c) Moagem: Os pedaços de cana passam por rolos compressores, que os amassam para a retirada do seu caldo. Esse caldo é chamado de melado.

d) Peneiração: Nessa etapa, o melado passa por uma peneira para que sejam retirados restos do bagaço que possam ter ficado após ele ter sido amassado.

e) Decantação: Após peneirado, o melado é deixado em repouso em um tanque para que as impurezas que não saíram com a peneiração desçam para o fundo do recipiente.

f) Aquecimento: O melado retirado do tanque sem impurezas passa por um aquecimento para matar todos os micro-organismos (bactérias e fungos).

g) Fermentação: O melado é colocado em um tanque e recebe uma quantidade de fermento biológico (fungos). Eles alimentam-se do açúcar e transformam-no em etanol e gás carbônico (CO2). O líquido fermentado é chamado de vinhoto.

h) Destilação: O vinhoto é aquecido, e os seus componentes líquidos passam para o estado de vapor e, logo em seguida, sofrem condensação (retornam para o estado líquido). Nessa etapa, o etanol e a água, álcool hidratado, são separados do vinhoto.

Obs.: Uma parte do álcool hidratado é armazenada e outra parte passa pelo processo de desidratação.

f) Desidratação: É a etapa que retira a água do álcool hidratado obtido na destilação, formando o álcool anidro.

g) Armazenamento: Deposita-se o etanol hidratado e o etanol anidro em grandes tanques.

Pronto! Agora você já está pronto para informar seus parentes e amigos sobre o etanol. Boa conversa!


Por Me. Diogo Lopes Dias

Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Como determinar a quantidade de álcool na gasolina?

Ciências

Fermentação

Ciências

Produção do vinagre

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.