Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Produção do etanol

Descubra como é feita a produção do etanol. Clique e informe-se!

Quando chegamos a um posto de abastecimento, é comum visualizarmos nas placas de informação ou na própria bomba de combustível a palavra etanol. Isso quer dizer que a grande maioria das pessoas tem conhecimento de que esse composto é um combustível. O etanol é um líquido incolor que pertence a um grupo de substâncias conhecidas como álcoois. Por essa razão, ele é comumente chamado de álcool.

Podemos encontrar esse líquido também em supermercados ou farmácias em frascos de 1L ou 500 mL, por exemplo, e utilizá-lo para limpeza de maneira geral. O interessante é que a composição do álcool de supermercado e farmácia é diferente da composição do etanol encontrado nos postos de combustível.

Dessa forma, é fato que conhecemos muitas funções desse líquido incolor tão conhecido e utilizado diariamente. Mas você conhece suas características específicas e como ele é produzido? Por intermédio deste texto, você pode tornar-se um conhecedor de verdade sobre o etanol. Vamos começar então?

O etanol não é o álcool, e sim um exemplo de álcool, já que, como todo e qualquer álcool, o etanol, além de elementos químicos como o carbono, o hidrogênio e o oxigênio, possui em sua estrutura um grupo chamado hidroxila (OH), que faz, obrigatoriamente, uma ligação química com um carbono, como representado na fórmula a seguir:


Estrutura química geral de um álcool

Nela podemos observar que o grupo OH está em um carbono (C) que realiza apenas as chamadas ligações simples, aspecto que caracteriza esse carbono como saturado.

O etanol apresenta como características principais:

  • É líquido;

  • É incolor;

  • Apresenta odor característico (todo mundo conhece o cheiro do álcool!);

  • Dissolve-se muito bem na água;

  • É inflamável (sofre combustão);

  • Tem um ponto de ebulição igual a 78,4 oC (evapora mais rápido que a água);

  • Tem ponto de fusão igual a -114,13 oC (não congela nem no congelador nem no freezer doméstico);

  • Sua fórmula é:


Estrutura química do etanol

Sua produção envolve várias etapas importantes, mas antes vamos conhecer a partir de quais produtos o álcool pode ser produzido. São eles:

  • Cana-de-açúcar (mais simples e produtiva);

  • Milho;

  • Beterraba;

  • Batata;

  • Trigo;

  • Mandioca.


A cana-de-açúcar é um produto utilizado para produzir etanol

Os processos que envolvem a produção do etanol são:

a) Colheita, lavagem e corte: A cana-de-açúcar é colhida na lavoura e enviada para as usinas produtoras. Chegando à usina, ela é lavada para que sejam retiradas todas as impurezas e, logo em seguida, é cortada em pedaços menores.

b) Imantação: é passado um eletroímã nos pedaços de cana para a retirada de metais.

c) Moagem: Os pedaços de cana passam por rolos compressores, que os amassam para a retirada do seu caldo. Esse caldo é chamado de melado.

d) Peneiração: Nessa etapa, o melado passa por uma peneira para que sejam retirados restos do bagaço que possam ter ficado após ele ter sido amassado.

e) Decantação: Após peneirado, o melado é deixado em repouso em um tanque para que as impurezas que não saíram com a peneiração desçam para o fundo do recipiente.

f) Aquecimento: O melado retirado do tanque sem impurezas passa por um aquecimento para matar todos os micro-organismos (bactérias e fungos).

g) Fermentação: O melado é colocado em um tanque e recebe uma quantidade de fermento biológico (fungos). Eles alimentam-se do açúcar e transformam-no em etanol e gás carbônico (CO2). O líquido fermentado é chamado de vinhoto.

h) Destilação: O vinhoto é aquecido, e os seus componentes líquidos passam para o estado de vapor e, logo em seguida, sofrem condensação (retornam para o estado líquido). Nessa etapa, o etanol e a água, álcool hidratado, são separados do vinhoto.

Obs.: Uma parte do álcool hidratado é armazenada e outra parte passa pelo processo de desidratação.

f) Desidratação: É a etapa que retira a água do álcool hidratado obtido na destilação, formando o álcool anidro.

g) Armazenamento: Deposita-se o etanol hidratado e o etanol anidro em grandes tanques.

Pronto! Agora você já está pronto para informar seus parentes e amigos sobre o etanol. Boa conversa!


Por Me. Diogo Lopes Dias

Usina para produção de etanol Usina para produção de etanol
Por Diogo Lopes Dias

Você pode se interessar também

Ciências

Como determinar a quantidade de álcool na gasolina?

Ciências

Fermentação

Ciências

Produção do vinagre

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.