Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Verbos de ação

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.

Os verbos de ação indicam essa própria ação referente ao sujeito Os verbos de ação indicam essa própria ação referente ao sujeito

Verbos de ação, como o próprio nome já nos diz, indicam:

Ação

 

Jogar bola indica uma ação

Acontecimento

Cair indica um fato acontecido

Cair indica um fato acontecido

Desejo

Pedir silêncio indica um desejo

Atividade mental

Pensar indica uma atividade me

Pensar indica uma atividade mental

Diferentemente dos verbos de ligação , dos quais já temos conhecimento, os verbos de ação possuem significação própria e revelam algo realizado pelo sujeito, tais como essas atitudes que acabamos de perceber (ação, acontecimento, desejo, atividade mental, entre outras).

Quer saber onde podemos encontrá-los?

Conforme também já estudamos, existem três tipos de predicado, para recordá-los acesse o texto “Conhecendo um pouco mais as características do predicado”. Os verbos de ação estão presentes no predicado verbal e no predicado verbo-nominal.

Pois bem, acabamos de conhecer mais um dos muitos aspectos relacionados às classes gramaticais, dessa vez fazendo referência aos verbos.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Classes gramaticais

Português

Verbo de ação ou de ligação?

Português

Verbos

Português

Verbos de ligação

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.