Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Verbos de ação

Verbos de ação são aqueles que possuem significação própria e indicam ação, acontecimento, desejo, atividade mental.

Os verbos de ação indicam essa própria ação referente ao sujeito Os verbos de ação indicam essa própria ação referente ao sujeito

Verbos de ação, como o próprio nome já nos diz, indicam:

Ação

 

Jogar bola indica uma ação

Acontecimento

Cair indica um fato acontecido

Cair indica um fato acontecido

Desejo

Pedir silêncio indica um desejo

Atividade mental

Pensar indica uma atividade me

Pensar indica uma atividade mental

Diferentemente dos verbos de ligação , dos quais já temos conhecimento, os verbos de ação possuem significação própria e revelam algo realizado pelo sujeito, tais como essas atitudes que acabamos de perceber (ação, acontecimento, desejo, atividade mental, entre outras).

Quer saber onde podemos encontrá-los?

Conforme também já estudamos, existem três tipos de predicado, para recordá-los acesse o texto “Conhecendo um pouco mais as características do predicado”. Os verbos de ação estão presentes no predicado verbal e no predicado verbo-nominal.

Pois bem, acabamos de conhecer mais um dos muitos aspectos relacionados às classes gramaticais, dessa vez fazendo referência aos verbos.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Classes gramaticais

Português

Verbo de ação ou de ligação?

Português

Verbos

Português

Verbos de ligação

Últimos artigos

Ponto e vírgula (;)

O ponto e vírgula é um sinal de pontuação que indica uma pausa mais longa que a pausa da vírgula, mas sem interromper o enunciado, como o ponto.

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.