Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Uso da crase na indicação de horas

Que tal conhecer um pouco mais sobre o uso da crase na indicação das horas? Não deixe de clicar!

Nos casos relacionados à indicação de horas, não se esqueça da crase Nos casos relacionados à indicação de horas, não se esqueça da crase

Vamos a uma perguntinha:

Que horas você chega à escola?

Às 7h? Ou seria as 7h?

Como pôde perceber, temos duas alternativas: a primeira delas é representada pela indicação de horas com o “a” seguido do acento indicador da crase; enquanto na segunda não há essa indicação.

Qual dos dois casos se encontra adequado às normas que regem a nossa querida Língua Portuguesa? É o que veremos a partir de agora:


* Em se tratando da indicação de um determinado horário, torna-se necessário sempre fazer uso do acento indicador da crase diante das horas, ou seja:

Chego à escola às 7h.
Viajaremos às 18h30min.
A seção terá início às 12h.


* Nos casos relacionados a horas expressas no singular, como, por exemplo, “uma hora”, sabemos que o elemento que acompanha o substantivo “hora” não é um artigo, mas sim um numeral, o que equivale a dizer “a primeira hora”. Dessa forma, prefira sempre dizer:

Iniciarei minha pesquisa à uma hora da tarde.


* Pois bem, até agora você pôde constatar que o uso da crase foi resultante da fusão do artigo “a” + a preposição “a”. Mas será que a crase ocorre em casos relacionados à presença de outras preposições?

Saiba que diante das preposições “para”, “desde”, “após” e “entre”, o uso da crase não é permitido. Vamos aos casos?

O passeio está previsto para as 2h.
A recreação começará após as 3h.
Estamos aguardando desde as 8h.
Iremos descansar entre as 4h e as 6h.

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

A vista, à vista ou avista?

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Como abreviar as horas?

Português

Dicas sobre o uso da crase

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.