Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Pronomes de tratamento

Clique aqui e aprenda a usar corretamente os pronomes de tratamento!

São empregados conforme o grau de intimidade São empregados conforme o grau de intimidade

Antes de darmos início a este assunto é importante fazermos a seguinte reflexão:

A maneira como conversamos com nossos colegas de classe, amigos mais próximos e familiares de um modo geral é realizada de uma forma mais simples, podendo até atribuir “apelidos carinhosos”, fazer uma brincadeira de vez em quando, enfim, manter uma proximidade maior.

Algo diferente acontece quando nos aproximamos de pessoas com as quais não conhecemos bem, pois não temos a mesma liberdade.

Suponha que você estivesse falando com o prefeito de sua cidade ou com o diretor de sua escola. São pessoas que exercem uma influência maior sobre as demais, digamos que eles possuem um prestígio mais acentuado, e para isso devem ser tratadas com um certo distanciamento, mantendo um nível mais formal.

Para estes casos especiais, existem os chamados – “Pronomes de Tratamento”, que são aqueles utilizados com as diferentes pessoas, dependendo da função que elas ocupam e também do grau de intimidade que temos com elas.

Vamos conhecê-los? 


 


Por Vânia Duarte 
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids 

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Português

Pronomes

Português

Tipos de pronomes

Português

Uso dos pronomes oblíquos

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.