Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Pronome Cujo

Você sabia que o pronome “cujo” é utilizado mais na linguagem escrita que na linguagem oral? Pois bem, não deixe de conhecê-lo melhor, clicando aqui!

Já tivemos oportunidade de conhecer a classe gramatical representada pelos pronomes, todos eles com características distintas, não é verdade?

Mas nossas descobertas não param por aqui, pois, a partir de agora, passaremos a conhecer um pouco mais sobre um assunto que integra uma modalidade da qual já temos conhecimento: o pronome cujo, o qual pertence aos chamados pronomes relativos. Vamos lá, portanto!!!

* O pronome em estudo somente é utilizado no sentido de posse, fazendo referência ao termo antecedente (que se encontra antes dele) e ao substantivo subsequente (que se encontra depois dele). Vejamos um exemplo:

Esta é a garota cujas notas são excelentes.

Por que posse? Porque estamos falando das notas da garota, ok?

* O pronome “cujo” nunca poderá vir acompanhado de um artigo. Voltemos ao exemplo anterior:

Esta é a garota cujas notas são excelentes.

Percebeu que ele não está acompanhado de nenhum artigo, não é verdade?

* O pronome “cujo” deve ser seguido de uma preposição adequada, sempre que o verbo assim o exigir. Dessa forma, você terá de colocar em prática seus conhecimentos sobre aqueles verbos que precisam ou não de complemento. Mas, certamente, isso será tarefa facílima para você, não é mesmo? Vamos ver dois exemplos?

Aquela é a professora de cujas aulas gosto muito.

Como você pôde perceber, a preposição “de” se fez presente em virtude de o verbo “gostar” se classificar como transitivo indireto.

Aqueles são meus queridos amigos em cuja capacidade acredito sempre.

Da mesma forma, a preposição “em” apareceu, haja vista que quem acredita, acredita em alguém, concorda?

Eis que você agora já sabe um pouco mais sobre esse importante pronome, cujo uso se encontra expresso mais na linguagem escrita que na linguagem oral.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

O pronome “cujo” se constitui de características específicas O pronome “cujo” se constitui de características específicas
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Como usar os pronomes relativos?

Português

Linguagem formal e linguagem informal

Português

Pronomes relativos

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.