Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Predicação verbal

Verbo transitivo, intransitivo, objetos diretos e indiretos... Saiba mais sobre a predicação verbal!

Ao entendermos a predicação verbal,  identificamos os elementos da oração analisando o comportamento dos verbos e de seus complementos Ao entendermos a predicação verbal, identificamos os elementos da oração analisando o comportamento dos verbos e de seus complementos

 O nome da relação estabelecida entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos é predicação verbal. Quanto à predicação, os verbos transitivos podem ter três classificações: transitivos diretos, transitivos indiretos e transitivos diretos e indiretos. Fique atento!

Verbos Transitivos: Os verbos transitivos precisam de um complemento, que será chamado de objeto, para que tenham sentido completo. Eles podem ser:

  • Transitivos diretos: Os verbos transitivos diretos não apresentam sentido completo, por isso precisam de um complemento. Quando os complementos, também chamados de objetos, não têm preposição, são chamados de objetos diretos. Observe o exemplo:

Clarissa tocou uma música.

Analisando a frase, percebemos que “uma música” é o complemento exigido pelo verbo, que dele precisa para ter sentido completo, pois quem toca, toca alguma coisa. Portanto, o verbo tocar é considerado um verbo transitivo direto.

  • Transitivos indiretos:

Assim como os transitivos diretos, também não possuem sentido completo. A diferença entre os dois é que os transitivos indiretos precisam, além do complemento, de uma preposição. Esses complementos são chamados de objetos indiretos. Observe o exemplo:

As crianças gostam de brincar.

Analisando a frase, percebemos que “de brincar” é o complemento exigido pelo verbo brincar, que veio acompanhado por uma preposição, o de. O verbo brincar, então, é um verbo transitivo indireto.

  • Transitivos diretos e indiretos:

Nesse caso, serão exigidos dois complementos, um com preposição e outro sem. Observe o exemplo:

Isabela ofereceu um chocolate ao namorado.

O verbo oferecer é transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, pois quem oferece, oferece alguma coisa a alguém.

Ofereceu alguma coisa → um chocolate (não há preposição).

Ofereceu para alguém → ao namorado (há preposição).


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Objeto direto e objeto indireto

Português

Objeto direto preposicionado

Português

Predicado nominal

Português

Verbos de ligação

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.