Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Predicação verbal

Verbo transitivo, intransitivo, objetos diretos e indiretos... Saiba mais sobre a predicação verbal!

Ao entendermos a predicação verbal,  identificamos os elementos da oração analisando o comportamento dos verbos e de seus complementos Ao entendermos a predicação verbal, identificamos os elementos da oração analisando o comportamento dos verbos e de seus complementos

 O nome da relação estabelecida entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos é predicação verbal. Quanto à predicação, os verbos transitivos podem ter três classificações: transitivos diretos, transitivos indiretos e transitivos diretos e indiretos. Fique atento!

Verbos Transitivos: Os verbos transitivos precisam de um complemento, que será chamado de objeto, para que tenham sentido completo. Eles podem ser:

  • Transitivos diretos: Os verbos transitivos diretos não apresentam sentido completo, por isso precisam de um complemento. Quando os complementos, também chamados de objetos, não têm preposição, são chamados de objetos diretos. Observe o exemplo:

Clarissa tocou uma música.

Analisando a frase, percebemos que “uma música” é o complemento exigido pelo verbo, que dele precisa para ter sentido completo, pois quem toca, toca alguma coisa. Portanto, o verbo tocar é considerado um verbo transitivo direto.

  • Transitivos indiretos:

Assim como os transitivos diretos, também não possuem sentido completo. A diferença entre os dois é que os transitivos indiretos precisam, além do complemento, de uma preposição. Esses complementos são chamados de objetos indiretos. Observe o exemplo:

As crianças gostam de brincar.

Analisando a frase, percebemos que “de brincar” é o complemento exigido pelo verbo brincar, que veio acompanhado por uma preposição, o de. O verbo brincar, então, é um verbo transitivo indireto.

  • Transitivos diretos e indiretos:

Nesse caso, serão exigidos dois complementos, um com preposição e outro sem. Observe o exemplo:

Isabela ofereceu um chocolate ao namorado.

O verbo oferecer é transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, pois quem oferece, oferece alguma coisa a alguém.

Ofereceu alguma coisa → um chocolate (não há preposição).

Ofereceu para alguém → ao namorado (há preposição).


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Objeto direto e objeto indireto

Português

Objeto direto preposicionado

Português

Predicado nominal

Português

Verbos de ligação

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.