Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Objeto direto preposicionado

Objeto direto preposicionado? Sim, ele mesmo que, por meio de um clique, você irá interagir com todas as suas características!

O objeto direto preposicionado contempla uma preposição entre o verbo e o seu respectivo complemento O objeto direto preposicionado contempla uma preposição entre o verbo e o seu respectivo complemento

Antes de iniciarmos nossos estudos acerca de mais uma particularidade pertencente à língua que falamos, gostaríamos de alertá-lo(a) sobre possíveis dúvidas que poderão surgir ao longo de nossa conversa, como, por exemplo, se o objeto direto assim se classifica é porque ele não vem acompanhado de preposição.  Contudo, a partir de agora, passaremos a conhecer uma das exceções de que tanto falamos em quase todos os nossos encontros, ou seja, ele recebe o nome de preposicionado justamente porque vem acompanhado desse termo. Que confusão!!!

Amiguinho(a) usuário(a), não se preocupe, pois não há motivo para pânico, haja vista que mesmo ele se constituindo desse detalhe, ainda continua sendo objeto direto da mesma forma, só que preposicionado. A razão para tal ocorrência? Somente porque entre o verbo transitivo direto e o complemento desse verbo (objeto direto) existe a preposição, é simples, não?


Os casos referentes ao objeto direto preposicionado estão submetidos a pressupostos específicos

Como você pôde perceber, apenas sabermos que ele existe não é o bastante, pois é preciso conhecermos todos os casos relacionados a esse fato, e é justamente o que passaremos a fazer a partir deste instante. Observe, pois, quando isso ocorre:

# Em casos relacionados a pronome indefinido:

As providências tomadas beneficiaram a todos. (beneficiaram quem?)

# Nos casos relacionados a pronome pessoal oblíquo tônico:

Não prejudiques a mim. (prejudiques quem?)

# Em ocorrências relacionadas a substantivo que remete a pessoas:

Não devemos prejudicar ao próximo. (prejudicar quem?)

# Quando a intenção se referir à parte, porção:

Bebemos de seu coquetel. (bebemos o quê?)

# Para evitar o sentido ambíguo, ou seja, dupla interpretação:

Cumprimentou ao jogador o repórter. (cumprimentou quem?)


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Núcleos dos objetos: Direto e Indireto

Português

Objeto direto e Objeto indireto pleonástico

Português

Objeto direto e objeto indireto

Últimos artigos

Aspas

As aspas são sinais gráficos usados para destacar palavras ou expressões. São muito comuns para marcar a mudança da fala ou para indicar expressões que precisam de destaque.

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.