Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Mas ou mais?

Mas ou mais? Quer saber a resposta para essa dúvida? Clique e confira a superdica do Escola Kids!

   Você conhece a gramática da língua portuguesa? São tantas regras que fica até difícil responder que sim, não é mesmo? Você pode até achar meio chato ter que saber tantas normas, mas saiba que a gramática está entre os vários elementos responsáveis pela preservação de nosso idioma. O que seria da língua se cada um de nós inventasse suas próprias regras? Uma verdadeira confusão, que resultaria em ruídos desagradáveis na comunicação, principalmente nos textos escritos.

Por isso é importante conhecer o funcionamento da língua portuguesa. Hoje o Escola Kids traz para você uma dica simples que certamente lhe ajudará no dia a dia, até porque se trata de uma dúvida muito comum entre os falantes. Eis que escrevendo um texto, surge o seguinte questionamento: mas ou mais? E agora, como saber quando e como empregar essas duas palavras tão pequeninas, mas tão importantes?

Para começar, é importante que você saiba que as palavras mas e mais existem e ambas estão corretas. Embora sejam muito parecidas, tanto na fonética quanto na morfologia, elas devem ser empregadas em situações distintas. Para saber como e quando usar cada um dos termos, você precisa saber as diferenças que existem entre eles. Vamos aprender? Boa leitura e bons estudos!

Diferenças entre mas e mais

=) Mas: A palavra mas, sem o “i”, pode ser uma conjunção, um substantivo comum ou um advérbio. Observe os exemplos para entender melhor:

Mas quando for conjunção: Quando for uma conjunção adversativa, a palavrinha mas expressará sentido de oposição, ou seja, de ideia contrária. Sendo assim, ela poderá ser substituída por conjunções equivalentes, entre elas, porém, contudo, todavia, conquanto, entretanto:

As crianças gostavam do recreio, mas já era hora de voltar para a sala de aula.
Eles foram ao cinema, mas chegaram atrasados para a sessão.

=) Mas quando for um substantivo comum: Quando o mas for um substantivo, ele estará se referindo a um defeito, um senão. Veja o exemplo:

Nem mas, nem meio mas, apenas cumpra com seus deveres.

=) Mas quando for um advérbio: Quando o mas for um advérbio, terá como função enfatizar uma informação. Observe:

Eles se esforçaram tanto, mas tanto, que conseguiram ganhar a competição.


Mas
e Mais
são termos muito parecidos fonética e morfologicamente, mas possem usos completamente diferentes

=) Mais: Quando a palavra mais for assim, grafada com “i”, ela terá como objetivo conferir ideia de quantidade, exercendo, portanto, a função de advérbio de intensidade. Por isso, estabelecerá um contraponto com a palavra menos. Observe:

Os alunos mais aplicados foram bem nas avaliações.
Pedro e Letícia são as crianças mais levadas da escola.


Por Luana Castro
Graduada em Letras
   

Mas e mais são palavras diferentes e apresentam diferentes significados, devendo ser empregadas em situações de uso distintas Mas e mais são palavras diferentes e apresentam diferentes significados, devendo ser empregadas em situações de uso distintas
Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Advérbios

Português

Conjunções

Português

Demais ou de mais?

Português

Substantivos

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.