Mas ou mais? Quer saber a resposta para essa dúvida? Clique e confira a superdica do Escola Kids!
Você conhece a gramática da língua portuguesa? São tantas regras que fica até difícil responder que sim, não é mesmo? Você pode até achar meio chato ter que saber tantas normas, mas saiba que a gramática está entre os vários elementos responsáveis pela preservação de nosso idioma. O que seria da língua se cada um de nós inventasse suas próprias regras? Uma verdadeira confusão, que resultaria em ruídos desagradáveis na comunicação, principalmente nos textos escritos.
Por isso é importante conhecer o funcionamento da língua portuguesa. Hoje o Escola Kids traz para você uma dica simples que certamente lhe ajudará no dia a dia, até porque se trata de uma dúvida muito comum entre os falantes. Eis que escrevendo um texto, surge o seguinte questionamento: mas ou mais? E agora, como saber quando e como empregar essas duas palavras tão pequeninas, mas tão importantes?
Para começar, é importante que você saiba que as palavras mas e mais existem e ambas estão corretas. Embora sejam muito parecidas, tanto na fonética quanto na morfologia, elas devem ser empregadas em situações distintas. Para saber como e quando usar cada um dos termos, você precisa saber as diferenças que existem entre eles. Vamos aprender? Boa leitura e bons estudos!
Diferenças entre mas e mais
=) Mas: A palavra mas, sem o “i”, pode ser uma conjunção, um substantivo comum ou um advérbio. Observe os exemplos para entender melhor:
Mas quando for conjunção: Quando for uma conjunção adversativa, a palavrinha mas expressará sentido de oposição, ou seja, de ideia contrária. Sendo assim, ela poderá ser substituída por conjunções equivalentes, entre elas, porém, contudo, todavia, conquanto, entretanto:
As crianças gostavam do recreio, mas já era hora de voltar para a sala de aula.
Eles foram ao cinema, mas chegaram atrasados para a sessão.
=) Mas quando for um substantivo comum: Quando o mas for um substantivo, ele estará se referindo a um defeito, um senão. Veja o exemplo:
Nem mas, nem meio mas, apenas cumpra com seus deveres.
=) Mas quando for um advérbio: Quando o mas for um advérbio, terá como função enfatizar uma informação. Observe:
Eles se esforçaram tanto, mas tanto, que conseguiram ganhar a competição.
Mas e Mais são termos muito parecidos fonética e morfologicamente, mas possem usos completamente diferentes
=) Mais: Quando a palavra mais for assim, grafada com “i”, ela terá como objetivo conferir ideia de quantidade, exercendo, portanto, a função de advérbio de intensidade. Por isso, estabelecerá um contraponto com a palavra menos. Observe:
Os alunos mais aplicados foram bem nas avaliações.
Pedro e Letícia são as crianças mais levadas da escola.
Por Luana Castro
Graduada em Letras