Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Interjeições

As interjeições expressam nossas emoções. Clique e entenda!

Nossa! Você é muito legal! Nossa! Você é muito legal!

A todo o momento estamos expressando nossas emoções, seja de espanto, admiração, tristeza, horror, dor, e muitas outras.

Observe a frase:

- Nossa! Você é muito legal!

Podemos perceber que a palavra – “Nossa!” revela um sentimento de admiração, algo bem positivo, que traduz alegria, contentamento.

Por isso dizemos que as interjeições são palavras que exprimem sentimentos variados, conforme os que foram acima mencionados.

Vale um lembrete muito importante!

As interjeições geralmente vêm acompanhadas pelo ponto de exclamação, e sempre usamos letras minúsculas para as palavras que aparecem depois delas. Então não se esqueça!

Observe alguns exemplos de interjeições:

Dor: ai! ui!
Alegria: ah! oh! eh!
Aversão (desagrado): ih! chi! chê!
Desejo: oxalá! oh! tomara!
Aplauso: bravo! apoiado! bem! muito bem!
Apelo: ó! olá! psit! psiu! alô! socorro!
Animação: eia! coragem!
Silêncio: psit! psiu!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Português

Classes gramaticais

Últimos artigos

Alvéolos pulmonares

Alvéolos pulmonares são estruturas que lembram pequenas bolsas e são onde ocorrem as trocas gasosas. São os responsáveis pelo aspecto esponjoso do pulmão.

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.