Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Hashtag

Você sabe para que serve uma hashtag? Clique e saiba mais sobre a nova moda da internet!

Hoje você acordou com #vontadedeaprender? Aprender na internet pode ser muito legal, não é mesmo? Além de ser um meio de comunicação que disponibiliza informações de maneira dinâmica e inteligente, a internet pode ser também ponto de encontro entre amigos reais e virtuais. O uso cada vez mais frequente da web trouxe modificações importantes para os processos de leitura e escrita. Com isso, novos símbolos foram incorporados ao nosso dia a dia, entre eles a hashtag.

Você sabe o que é hashtag? Aqui no Brasil ela também é conhecida como “jogo da velha” ou “cerquilha”, seu nome varia de região para região, mas na internet o estrangeirismo (a palavra hashtag é de origem inglesa) ganhou a adesão dos usuários. Você pode até não saber exatamente qual é a função da hashtag, mas já deve ter encontrado o símbolo nas postagens de seus amigos nas redes sociais e até mesmo usado em algum momento, não é verdade? Na informática, o símbolo é utilizado para incorporar um comentário em um grupo de discussão da internet. Basta acrescentar a # à mensagem que ela constará no tópico de assuntos mais comentados do dia. Quando você clica na #mensagem, ela imediatamente transforma-se em um hiperlink, que te redicionará a uma página na qual estão disponíveis os comentários de outros usuários da rede.


A hashtag é um símbolo muito popular entre os usuários das redes sociais, entre elas o Twitter e o Facebook

Mas o que a #hashtag tem a ver com a língua portuguesa? Tudo, principalmente quando você a distribui ao longo de um texto ou comentário. Você concorda que escrever #assim #dificultaoentendimento #deumtexto, #naoemesmo? Tem gente que entrou na moda das hashtags e abandonou os sinais de pontuação e acentuação da língua portuguesa! O sinal tem sido empregado para gerar efeito de humor, mas de forma desnecessária, já que o seu #partiuescola dificilmente entrará para a lista de assuntos mais comentados do dia, a não ser que você tenha um milhão de amigos interessados na sua rotina, certo?

A internet trouxe novidades que alteraram a maneira como falamos e escrevemos, e muitas pessoas têm preferido o “internetês” à modalidade padrão, especialmente nos textos escritos. Esse comportamento demonstra uma dificuldade em compreender que, apesar das variações linguísticas, devemos estar atentos ao princípio da adequação, ou seja, não podemos escrever uma redação para a escola da mesma maneira que escrevemos no bate-papo virtual. Usar hashtags em excesso pode prejudicar o entendimento de uma mensagem, e qual é a função da escrita senão comunicar? Se existem empecilhos para a compreensão da mensagem, a comunicação certamente ficará prejudicada. Portanto, fique atento, pois quando a #hashtag entra pela porta, a pontuação, os sinais de acentuação e a compreensão fogem pela janela!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

A hashtag também é conhecida como “jogo da velha” ou “cerquilha” e é muito popular entre os usuários das redes sociais A hashtag também é conhecida como “jogo da velha” ou “cerquilha” e é muito popular entre os usuários das redes sociais
Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

As variações que ocorrem na língua

Português

Estrangeirismos

Geografia

Meios de comunicação | Ensino Fundamental I

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.