Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Estrangeirismos

Estrangeirismos são palavras pertencentes a outras línguas que se incorporam ao nosso idioma. Conheça aqui alguns exemplos!

Certamente que você concorda com um fato bastante recorrente – o quanto a língua que falamos é dinâmica, não é verdade?  Palavras que pensávamos que não iriam fazer parte do dicionário, hoje se encontram nele. Pois bem, já que se trata de uma realidade inquestionável, neste nosso encontro falaremos de outro caso, o qual também não representa para nós nenhuma novidade os estrangeirismos.

Ora, eles se encontram presentes a todo o momento, principalmente porque estamos rodeados pelas inovações tecnológicas. Assim, os estrangeirismos já se incorporaram no nosso idioma e já fazem parte do nosso dia a dia. Dessa forma, há aqueles que adquiriram a forma aportuguesada e há aqueles que continuam na sua forma original, como é o caso de show, mouse, entre outros exemplos.  

Esse aportuguesamento é realizado por um órgão responsável por isso – a Academia Brasileira de Letras, por meio do VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa). Vamos ver alguns exemplos de palavras que já se tornaram aportuguesadas?

Abajur – do francês abat-jour – que corresponde à luminária de mesa

Baton – do francês bâton – objeto usado para pintar os lábios  

Bife – do inglês beef, o qual é representado pelo filé de carne

Buquê – do francês bouquet – correspondente a ramalhete

Chiclete – do inglês chiclet – que equivale à goma de mascar

Toalete – do francês toilette – o qual representa o aposento sanitário, banheiro.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Estrangeirismo são palavras pertencentes a outras línguas, mas que se incorporam ao nosso idioma Estrangeirismo são palavras pertencentes a outras línguas, mas que se incorporam ao nosso idioma
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Abreviação Vocabular

Português

Hashtag

Português

Você sabe o que é eponímia?

Português

Novas palavras no dicionário Aurélio

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.