Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diminutivo

Clique aqui e confira alguns exemplos de palavras no diminutivo!

Pequenino Pequenino

Chamamos de diminutivo a forma como nomeamos as coisas, colocando-as bem menor do que são, dando um ar de delicadeza, coisinha muito miúda.

Quando um sapato é pequeno dizemos que é um “sapatinho”.


Pirulitinho - Pirulitão

As palavras que dão nome às coisas e pessoas são chamadas de substantivos e podem aparecer classificados em três diferentes graus.

Os graus dos substantivos são:

- diminutivo;
- normal;
- aumentativo.

Observe a tabela com variações no diminutivo:

Existem outras formas de passar as palavras para o diminutivo.

Na frase: “Eu moro em uma casa minúscula”, a palavra minúscula já indica o tamanho da casa, diminuindo-a, explicando que é muito pequena, ou seja, está no diminutivo.

Pequeno jardim” é outra variação indicativa de diminutivo, que poderia aparecer como “jardinzinho”.

Se um burro é bem pequeno, podemos dizer que ele é um “burrico”, indicando que ele é pequenino. Burrico também é uma palavra que aparece no diminutivo.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Português

Aumentativo

Português

Plural dos diminutivos

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.