Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Dicas de redação: A criação do título

Cinco dicas de redação: Clique e aprenda a criar um título interessante para os seus textos!

Para criar um bom título, você pode abusar da criatividade buscando referências nos livros que leu e filmes a que assistiu! Para criar um bom título, você pode abusar da criatividade buscando referências nos livros que leu e filmes a que assistiu!

Você já parou para pensar no quanto o título da redação é importante? Esse é o primeiro elemento com o qual o leitor tem contato, por isso, é muito importante que ele seja objetivo, preciso e, principalmente interessante, afinal de contas, a primeira impressão costuma marcar bastante, não é verdade?

Quem nunca comprou um livro só porque ficou atraído pelo seu nome? Quantas vezes você, ao navegar pela internet, clicou naquele link só porque achou o título da matéria superinteressante? Muitas, não é verdade? Pois é, por isso nunca substime a importância do título para uma redação. Para ajudá-lo(a) com a elaboração desse importante elemento da estrutura do texto, o Escola Kids preparou cinco dicas de redação que serão úteis no seu dia a dia de estudante. Vamos acompanhá-las? Boa leitura e bons estudos!

Como criar um título?

1. O título deve sintetizar o tema da redação:

Um bom título deve resumir o assunto que será abordado no texto. Para isso, você deve ser objetivo, isto é, nada de criar títulos longos ou que entreguem demais o conteúdo da redação. Dê pistas para o seu leitor, faça com que ele se sinta interessado em ler suas ideias. Se a sua redação for submetida à avaliação, o cuidado deve ser maior ainda, pois um bom título evidencia para o corretor que você entendeu direitinho a proposta sugerida.

2. Nada de frases longas!

As frases longas estão na contramão da objetividade e, conforme vimos na primeira dica, esse é um dos elementos que você deve considerar na hora de criar um título. Para isso, evite ultrapassar uma linha e utilize, no máximo, três palavras. Existem exceções, mas na maioria da vezes essa dica funciona!

3. Seu título não precisa ter verbo

Um título pode ser formado por frases ou expressões, isto é, sentenças que não precisam de um verbo para expressar sentido completo. Nem só de sujeito e predicado vive o título, aposte na criatividade!

4. Criatividade sempre!

Ser criativo na hora de criar um título é muito importante, pois como tratamos na primeira dica, o título é o chamariz para o texto. Se o seu título não for interessante o suficiente, provavelmente o leitor não ficará interessado, e todo o seu trabalho terá ido por água abaixo. A criatividade combina muito bem com as figuras de linguagem, não há nada que impeça você de utilizar esse incrível recurso da língua portuguesa. Além disso, você pode abusar da intertextualidade (crie um diálogo entre o título e os livros que leu, filmes a que assistiu etc.), assim como fazer citações, desde que elas estejam entre aspas, combinado?

5. Ponto final, letras maiúsculas, linha em branco:

O ponto final só deve aparecer em um título se ele for uma oração, isto é, se nele houver um verbo, caso contrário, dispense o sinal. As letras maiúsculas também estão proibidas. Elas só devem ser utilizadas para nomes próprios e na letra inicial do título. A linha em branco é uma questão de estética: muitas pessoas perguntam se devem ou não pular uma linha entre o título e o primeiro parágrafo do texto. Você pode optar, mas pular uma linha deixa o texto, digamos assim, mais organizado e bonito. Contudo, se houver limite de linhas, evite desperdiçá-las, certo?

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Cinco erros de português comuns e como evitá-los na redação

Português

Dicas de redação

Português

Dissertação

Português

Figuras de linguagem

Últimos artigos

Guerra da Independência do Brasil

A Guerra da Independência do Brasil foi um conflito armado que consolidou a separação do Brasil de Portugal, transformando-o em nação independente entre 1822 e 1824.

Odin

Odin é uma divindade presente na religiosidade nórdica e germânica, sendo conhecido como o Pai de Todos e considerado um deus guerreiro e mágico.

7 maravilhas do mundo moderno

As 7 maravilhas do mundo moderno são sete construções feitas pelo ser humano ao longo da história e que são consideradas símbolos da diversidade e da engenhosidade humana.

Religião

Religião é o conjunto de práticas, crenças, rituais, textos, que formam uma doutrina que busca uma conexão com o sagrado e com o divino.