Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Dicas de redação

Escrevendo um texto nota dez! Acompanhe nossas dicas de redação que vão te ajudar a escrever mais e melhor!

Escrever uma boa redação demanda treino e muita dedicação. Ler bastante deve ser um hábito para quem quer aprimorar a escrita Escrever uma boa redação demanda treino e muita dedicação. Ler bastante deve ser um hábito para quem quer aprimorar a escrita

Você tem dificuldades para escrever um bom texto?

Se a sua resposta for sim, não se desespere. Dúvidas são companhias recorrentes para a maioria das pessoas quando o assunto é escrever uma redação. Em vez de ficar nervoso toda vez que o professor ou a professora pedir uma composição, que tal conhecer dez dicas de redação que vão facilitar bastante o processo de escrita?

O Escola Kids vai mostrar para você quais são os elementos que não podem faltar em uma boa redação. São dicas que servem para nortear os estudos, e isso quer dizer que você também deve estudar bastante para aproveitar nosso passo a passo. Vamos a elas?

Dica nº 1 → Quem lê mais, escreve melhor: Não adianta querer escrever bem se você corre dos livros! Quando lemos, temos a oportunidade de observar a língua portuguesa em funcionamento, pois as palavras só ganham vida quando estão inseridas em um determinado contexto. Quando lemos, temos também a oportunidade de observar as regras gramaticais em ação. Portanto, nada de preguiça, escolha já a sua próxima leitura!

Dica nº 2 → Pratique a escrita: Se você não praticar, como vai colocar em ação tudo aquilo que aprendeu na escola e nos livros? Treine, faça rascunhos e peça para que alguém corrija e aponte o que deve ser melhorado. Que tal pedir para o professor ou professora de língua portuguesa?

Dica nº 3 → Respeite o número de linhas exigido: Nada de fazer um texto minúsculo e nada de fazer um texto enorme, porque certamente ele vai deixar seu leitor desanimado. Se a professora ou professor impôr um limite de linhas, respeite, certo?

Dica nº 4Releia seu texto: Não tenha pressa, pois como já diz o ditado, “a pressa é inimiga da perfeição”. Terminou de escrever seu texto? Releia-o, nada de entregar sem antes revisar cada palavrinha.

Dica nº 5 → Fique atento à estrutura do texto: Um bom texto deve conter todas as suas partes (introdução, desenvolvimento e conclusão) bem desenvolvidas e articuladas. O texto ideal deve ter por volta de quatro a cinco parágrafos, um tamanho razoável para explorar suas ideias, não acha?


Dez dicas simples e eficazes que vão te ajudar a escrever cada vez mais e melhor!

Dica nº 6 → Seja objetivo: o que significa não acrescentar em seu texto nada que não vá contribuir para a apresentação das ideias. Sabe aqueles chavões e clichês? Pois é, esqueça-os, pois normalmente eles são apenas a representação da falta de conteúdo das ideias.

Dica nº 7 → Fique atento às margens e ao recuo dos parágrafos: Organize seu texto! Uma redação que não respeita as margens e os recuos dos parágrafos fica praticamente ininteligível! Não se esqueça também de caprichar na letra, lembre-se de que uma redação deve ser lida por alguém, e esse alguém precisa entender tudo que você escreveu.

Dica nº 8 → Atenção com o título: Quando for dar um título para o seu texto, prefira frases curtas e, se possível, nominais, isto é, sem verbos. Não precisa pontuar ao final.

Dica nº 9 → Evite períodos longos: Sabe quando você se anima e começa a escrever sem parar? Pois é, até nessa hora é preciso ficar atento, pois se você não tomar cuidado, seus períodos vão ficar longos e isso certamente prejudicará o desenvolvimento das ideias. Pontue seu texto com mais frequência, permita que seu leitor sinta prazer ao ler!

Dica nº 10 → Se na sua prova houver redação, comece por ela: Geralmente as redações são responsáveis por boa parte da nota em uma avaliação de língua portuguesa e até mesmo nos vestibulares. Para não correr o risco de ter que escrever correndo, comece pelo texto!

Ah, e tem mais uma dica infalível:

Aproveite ao máximo nossas dicas, mas não se esqueça de estudar bastante, pois só assim você será bem-sucedido na hora de escrever uma redação. Mãos à obra e bons estudos!

Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Cinco dicas de redação

Português

Cinco erros de português comuns e como evitá-los na redação

Português

Clareza textual

Português

Como produzir um bom texto

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.