Para produzir um bom texto, é preciso definir o gênero textual e planejar a sua estrutura (introdução, desenvolvimento e conclusão), pensando em quem será o leitor.
Você sabe como produzir um bom texto? Para isso, devemos observar qual é o gênero do texto que vamos escrever, planejar as partes que comporão esse texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e conhecer o público que vai lê-lo.
Leia também: Como escrever o parágrafo de um texto?
Para produzir um bom texto, é preciso definir o gênero textual e planejar a sua estrutura, pensando em quem será o leitor.
São necessárias as seguintes etapas: planejamento, conhecimento do assunto, coerência e coesão e revisão.
Os textos costumam ter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Alguns textos podem ter um título.
Algumas dicas para escrever um bom texto são: conhecer o público-alvo, fazer um rascunho, usar exemplos, dados ou evidências, caprichar nas descrições e praticar regularmente.
Há cinco tipos principais de texto: dissertativo, narrativo, descritivo, expositivo e injuntivo.
Dentro de cada um desses tipos de texto, há diversos gêneros textuais.
Há algumas etapas importantes para se produzir um bom texto. Conheça essas etapas a seguir.
Não podemos escrever um texto sem planejá-lo antes. Por isso, fazemos rascunhos que nos ajudam a organizar as ideias, entendendo o que é melhor colocar no texto antes e o que é melhor deixar para depois.
É importante saber sobre o que você está falando. Afinal, se você quer escrever um bom texto, precisa conhecer o tópico do qual vai falar.
Um bom texto não é contraditório! Nele, as ideias se relacionam, sem parecer que estão soltas e desconexas umas das outras. Mesmo se você apresentar contra-argumentos, é preciso que eles façam sentido no seu texto, ou seja, não contradigam o que vem sendo escrito antes e o que será escrito depois.
Após escrever seu texto, lembre-se de revisá-lo sempre! É normal deixarmos escapar alguns erros ou escrevermos algo de um jeito um pouco confuso, às vezes. É na leitura do texto finalizado que podemos retomar esses pequenos problemas e reescrever o trecho para aprimorar nosso texto.
O texto apresenta três partes essenciais: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Muitas vezes, os textos também têm um título, que deve se relacionar com o conteúdo do texto, mas nem sempre o título é uma seção obrigatória do texto.
Introdução é o primeiro parágrafo do texto (ou a primeira seção, em textos maiores). Ela serve para apresentar o tema e o propósito do texto. É uma parte importante, pois serve para contextualizar o leitor, indicando sobre o que vamos falar, e para prender sua atenção, convencê-lo a ler o texto.
Desenvolvimento é a parte principal do texto, na qual as ideias são aprofundadas e os argumentos ou a história são apresentados com informações detalhadas. O tamanho do desenvolvimento varia muito de texto para texto, mas costuma ser de, pelo menos, dois parágrafos.
Conclusão é o encerramento do texto, resumindo as principais ideias discutidas e fechando o tema. No geral, a conclusão serve para incluir uma síntese dos principais pontos, uma reflexão final ou uma finalização da história narrada.
Se você pensar em para quem está escrevendo o seu texto, conseguirá planejá-lo melhor. Saber para quem se escreve ajuda a passar a mensagem de maneira mais interessante para o seu público.
Antes de começar a escrever o texto, faça um rascunho com os principais pontos que você deve abordar. Isso ajudará a estruturá-lo melhor.
Procure usar exemplos ou dados para justificar seus argumentos. Isso dará mais credibilidade ao seu texto.
Um bom texto traz descrições muito bem feitas, fazendo com que o leitor consiga se sentir em contato com aquilo que é descrito no texto.
Lembre-se de que a prática leva à perfeição, e com a escrita não é diferente. Quanto mais você escrever, melhor vai conseguir produzir seus textos.
Há muitos tipos de texto, a depender de sua estrutura e de seu objetivo. Vamos conhecer os principais tipos.
Um texto dissertativo é como uma argumentação escrita sobre um assunto, para falar de um tema em detalhes. Imagine que você está escrevendo um texto para a sua família entender por que é legal adquirir um brinquedo para você: nesse texto dissertativo, você traz argumentos convincentes para isso, explicando a importância desse tópico. Exemplos de textos dissertativos: monografias, resenhas, ensaios, artigos.
O texto narrativo é como contar uma história por escrito. No texto narrativo, há personagens que vivem aquela história, um cenário e um tempo no qual a história se passa. Além disso, há um conflito que os personagens viverão, até que a história termine. Exemplos de textos narrativos: fábulas, novelas, contos, crônicas.
Veja também: Como escrever um bom texto narrativo?
Um texto descritivo é, como o nome já diz, uma descrição por escrito sobre algo, alguém ou mesmo um tema. Um bom texto descritivo é capaz de fazer o leitor ter uma boa noção daquilo que foi ilustrado no texto por meio das palavras, como se o próprio leitor estivesse vendo ou vivendo o que é descrito. Imagine que você precisa escrever para algum amigo sobre um cachorro que você viu em um passeio no final de semana. Quanto mais detalhes você escrever, melhor o seu amigo vai conseguir visualizar o cachorro. Exemplos de textos descritivos: relatos, diários, biografias.
O texto injuntivo é o tipo de texto que traz instruções para executar algo. Esse tipo de texto serve para ensinar o passo a passo para fazer alguma coisa, como um guia instrutivo que indica as ações necessárias. Imagine que você precisa escrever um passo a passo para ajudar seus amigos a montarem um brinquedo. Esse será um texto injuntivo. Exemplos de textos injuntivos: manual de instruções, receitas, bulas de remédio.
Um texto expositivo é o tipo de texto que explica sobre algum assunto de maneira muito detalhada e organizada. Diferente do texto dissertativo, que serve para dar argumentos a respeito de um tema, e do texto descritivo, que serve para descrever algo, o texto expositivo serve para informar. Imagine que você sabe tudo sobre dinossauros e começa a escrever um texto para seus primos: nesse texto expositivo sobre dinossauros, você deverá organizar as informações relevantes de maneira detalhada. Exemplos de textos expositivos: enciclopédias, palestras, seminários, conferências.
Para saber mais detalhes sobre os tipos de texto, clique aqui.
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.