Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Mecanização do Campo

Entenda o que é e como vem ocorrendo o processo de mecanização do campo, com ênfase em seus aspectos positivos e negativos.

A mecanização do campo contribui para o aumento dos maquinários na agricultura A mecanização do campo contribui para o aumento dos maquinários na agricultura

Você certamente já viu nos jornais, na TV, na internet ou até pessoalmente uma imagem de um grande trator ou colheitadeira atuando em alguma lavoura, tal qual mostra a imagem acima, não é mesmo? É claro que nem sempre foi assim, pois as evoluções tecnológicas no campo ainda são relativamente recentes.

O processo de mecanização do campo, portanto, corresponde à gradativa inserção de novas tecnologias e ferramentas mais avançadas no processo produtivo. Assim, ganham espaço na produção rural equipamentos como as semeadeiras, as colheitadeiras, os tratores e outros, tudo para poder melhorar o desempenho da produção.

Graças a esse processo de mecanização agrícola, aliado à revolução verde, temos hoje uma maior produtividade no campo. Isso significa dizer que uma área rural produz muito mais hoje do que produzia no passado, gerando mais alimentos e também mais produtos para a exportação, o que pode ser considerado como um grande ponto positivo.

Por outro lado, o ponto negativo a ser mencionado é a substituição dos trabalhadores do campo pelas máquinas. Em alguns casos, alguns equipamentos avançados realizam em alguns dias o trabalho que centenas de pessoas fariam em um período maior, o que gera o chamado desemprego estrutural, aquele que acontece quando o posto de trabalho deixa de existir.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2011 e 2012, houve uma redução de 756 mil vagas no campo durante o período, o que mostra então uma tendência crescente no espaço rural brasileiro de aumento do desemprego. Ainda segundo o IBGE, na economia brasileira, cerca de 14,2% dos empregos atuais no país são da agricultura, enquanto, em 2004, esse valor era de 20,4% do total.

Outra consequência que pode ser considerada negativa do processo de mecanização do campo é o aumento do processo de êxodo rural. Isso ocorre porque esses trabalhadores desempregados, quase sempre, migram para as áreas urbanas em busca de empregos, intensificando rapidamente o processo de urbanização, sobretudo nas grandes cidades, o que resulta, entre outras coisas, no aumento das áreas periféricas.

Apesar disso, o processo de mecanização do campo é importante para a economia, pois faz com que a atividade agrícola consiga um desempenho melhor. Por esse motivo, é preciso mais atenção sobre esse processo, sobretudo no sentido de desenvolver políticas públicas para auxiliar os trabalhadores do campo, os produtores e também aqueles que necessitam de trabalho e renda.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Agricultura

Geografia

Agronegócio

Ciências

Revolução verde

Geografia

Êxodo Rural

Últimos artigos

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.