Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Data da Páscoa

A Páscoa é uma importante celebração, estando presente tanto no judaísmo como no cristianismo. Para os cristãos, a festa tem uma data móvel que ocorre entre março e abril.

Calendário ilustrado com as datas da Páscoa a partir de 2025 até 2030. A data da Páscoa é uma data móvel com critérios que foram estabelecidos pela igreja no século IV. (Créditos da imagem: Gabriel Franco | Escola Kids)

A data da Páscoa em 2025 é 20 de abril. A Páscoa é uma importante celebração para cristãos e judeus, possuindo significados distintos para as duas religiões. Essa data comemorativa, para os cristãos, tem data móvel e acontece entre 22 de março e 25 de abril. A data da Páscoa segue um critério que foi estabelecido no Concílio de Niceia, no século IV, e que se baseia no equinócio de primavera (no Hemisfério Norte) e nas fases da Lua com base em uma tabela eclesiástica.

Leia também: O que é celebrado na Sexta-Feira Santa?

Resumo sobre a data da Páscoa

  • A Páscoa é uma celebração muito importante que acontece no cristianismo e judaísmo.
  • Os cristãos relembram a crucificação e morte de Jesus, mas celebram sua ressurreição na Páscoa.
  • A data da Páscoa é móvel e acontece entre os dias 22 de março e 25 de abril.
  • Os critérios para a demarcação do dia da Páscoa foram estabelecidos no Concílio de Niceia, em 325.
  • A Igreja determinou que a Páscoa se celebra no primeiro domingo que ocorre depois da primeira lua cheia após o equinócio de primavera/outono.

Como é definida a data da Páscoa?

A Páscoa é uma importante celebração que está presente no cristianismo e no judaísmo, sendo celebrada de diferentes maneiras em cada uma dessas religiões. Além disso, a festa é celebrada nas duas religiões em datas diferentes, uma vez que existem critérios distintos para a celebração da Páscoa entre judeus e cristãos.

Para os judeus, a Páscoa é conhecida como Pessach, sendo celebrada em uma data fixa que está estabelecida na Torá (livro sagrado dos judeus). A Torá, por sua vez, corresponde aos cinco primeiros livros da Bíblia, estando no capítulo 12 do livro de Êxodo a menção à primeira Pessach. Nesse texto, fala-se que a Páscoa é celebrada no dia 14 do primeiro mês, que no calendário judaico é nissan.

Nissan é o primeiro mês do calendário judaico, um calendário lunissolar que é usado na cultura judaica. Essa data pode mudar no calendário gregoriano, mas, no calendário judaico, é sempre a mesma.

Na Páscoa cristã, por sua vez, a data é estabelecida por meio de um critério que foi criado em 325, no Concílio de Niceia. Nesse evento, autoridades da Igreja Católica se reuniram para definir várias questões, inclusive a celebração da Páscoa. Na ocasião, foi criado um critério para definição da data da celebração como forma de procurar unificar a comemoração da Páscoa.

No concílio, foi definido que a Páscoa seria celebrada pela cristandade no primeiro domingo que acontece após a primeira lua cheia depois do equinócio de primavera/outono. Isso faz da Páscoa uma data móvel, que pode ser celebrada entre 22 de março e 25 de abril.

Por que a Páscoa muda de data?

A mudança da data da Páscoa acontece porque o critério estabelecido para a celebração dessa festividade determinou que a festa seria móvel, pois se baseia no ciclo da Lua e no equinócio da primavera. A Páscoa não é comemorada em uma data fixa, mas no primeiro domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de primavera/outono.

Concílio de Niceia e a data da Páscoa

O Concílio de Niceia, como vimos, foi o evento que estabeleceu o critério para determinação das datas da Páscoa. Esse concílio foi realizado em 325, tendo discutido diversos assuntos relevantes à cristandade do período. Um desses assuntos teria sido o estabelecimento de uma data para a Páscoa porque havia o interesse de unificar a celebração da Páscoa entre todas as diferentes tradições cristãs.

Leia também: O que é Quaresma?

O que comemoramos na Páscoa?

A Páscoa é uma celebração encontrada no judaísmo e no cristianismo. Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo, figura sagrada que é considerada Filho de Deus, mas, de acordo com o princípio da Trindade, ele também é o próprio Deus.

A ressurreição de Jesus Cristo é entendida como uma demonstração da divindade de Jesus e de seu amor e misericórdia, uma vez que a ressurreição aconteceu porque Jesus morreu após ser crucificado. A crucificação de Jesus é vista como um ato de misericórdia no cristianismo, porque Jesus teria dado sua vida em perdão dos pecados da humanidade.

Já para os judeus, a Pessach celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. A celebração da primeira Páscoa teria acontecido por uma ordem de Javé pouco antes do anjo da morte ser enviado ao Egito para castigar os egípcios por escravizar os hebreus. A tradição judaica conta que os hebreus foram libertos depois disso.

Data da Páscoa nos próximos anos

Nos próximos anos, a Páscoa será celebrada nas seguintes datas:

Ano

Data da Páscoa

2025

20 de abril

2026

5 de abril

2027

28 de março

2028

16 de abril

2029

1º de abril

2030

21 de abril

Curiosidades sobre a data da Páscoa

  • A data da Páscoa para os ortodoxos se baseia no calendário juliano, portanto ocorre em dias diferentes da data celebrada por católicos e protestantes.
  • O estabelecimento da data da Páscoa no Concílio de Niceia levou em consideração as Tabelas Eclesiásticas, que estabeleciam as fases da Lua.
  • O Concílio de Niceia estabeleceu a data com base no equinócio da primavera, mas no Hemisfério Sul acontece no mesmo período do equinócio de outono.

Fontes

WYATT, Caroline. Por que a data da Páscoa varia tanto? Entenda como ela é determinada. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-43558652

REDAÇÃO. When Is Passover in 2025, 2026, 2027 and 2028? Disponível em: https://www.chabad.org/holidays/passover/pesach_cdo/aid/671901/jewish/When-Is-Passover-in-2019-2020-2021-and-2022.htm

BIRKENSTOCK, Günther. Cristãos ortodoxos celebram a Páscoa de maneira especial. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/p%C3%A1scoa-tem-caracter%C3%ADsticas-especiais-para-crist%C3%A3os-ortodoxos/a-17576538

REDAÇÃO. Fix the date of Easter? The Venerable Bede would be spinning in his grave. Disponível em: https://theconversation.com/fix-the-date-of-easter-the-venerable-bede-would-be-spinning-in-his-grave-54096

REDAÇÃO. O que aconteceu no Concílio de Niceia? Disponível em: https://opusdei.org/pt-br/article/o-que-aconteceu-no-concilio-de-niceia/ 

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

Matemática

A importância do resto da divisão

Datas Comemorativas

Carnaval

Para pintar

Coelha da Páscoa para pintar!

Para pintar

Coelho da Páscoa indo entregar os ovos - Para pintar

Últimos artigos

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.

Estrelas

As estrelas são corpos celestes esféricos e de grandes dimensões, emissores de brilho e de calor. Elas se formam nas nebulosas e são compostas por gases como o hidrogênio.