Qual matéria está procurando ?

Matemática

Propriedades da Multiplicação

Você conhece as propriedades da multiplicação? Conheça cada uma delas e aprenda a utilizá-las em seus cálculos!

por Amanda Gonçalves Ribeiro
Conheças as propriedades da multiplicação: propriedade comutativa, associativa, do elemento neutro e do elemento nulo Conheças as propriedades da multiplicação: propriedade comutativa, associativa, do elemento neutro e

A operação da multiplicação nada mais é do que uma grande soma de parcelas. Logo que começamos a fazer algumas “continhas de vezes”, passamos a aplicar as propriedades da multiplicação sem perceber sua utilização, assim como acontece com as propriedades da adição. Que tal nos lembrarmos dos termos da multiplicação? Eles são conhecidos como fator e produto:

Os números que são multiplicados são chamados de fatores e o resultado da multiplicação é chamado de produto
Os números que são multiplicados são chamados de fatores e o resultado da multiplicação é chamado de produto

Agora que sabemos quem são os termos da multiplicação, vamos então conhecer as propriedades da multiplicação e utilizá-las intencionalmente para facilitar nossos cálculos! Lembrando que essas propriedades podem ser usadas para multiplicar números inteiros, frações e na multiplicação de números decimais. Vejamos um pouco sobre as cinco propriedades da multiplicação:

1ª) Propriedade Comutativa

A Propriedade Comutativa garante que, em uma multiplicação, a ordem dos fatores não altera o produto. Vejamos um exemplo:

3 x 9 = 27
9 x 3 = 27

Na multiplicação, nós podemos trocar os fatores de posição, mas o resultado da operação da multiplicação será o mesmo, não importa qual número queremos multiplicar primeiro. Por exemplo, se quisermos multiplicar quatro números, podemos escolher a ordem que preferirmos, o resultado nunca mudará! Vamos ver outro exemplo:

1 x 2 x 3 x 4 = 24
2 x 3 x 4 x 1 = 24
3 x 4 x 1 x 2 = 24
4 x 2 x 3 x 1 = 24

2ª) Propriedade do Elemento Neutro

A propriedade do elemento neutro garante que existe um número que, ao ser multiplicado por qualquer outro número, não o altera. Isso mesmo, qualquer número multiplicado pelo elemento neutro não muda! Você sabe que número é esse? É o número 1! Por essa razão, o número 1 é conhecido como o elemento neutro da multiplicação. Vamos ver alguns exemplos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

1 x 2 = 2
10 x 1 = 10
15 x 1 = 15
1 x 12.345 = 12.345

3ª) Propriedade do Elemento Nulo

A propriedade do elemento nulo lembra a última propriedade que vimos. Segundo essa propriedade, sempre que multiplicarmos qualquer número pelo elemento nulo, o resultado será zero! Você sabe quem é o elemento nulo? É o próprio zero Qualquer número multiplicado por zero sempre terá o produto igual a zero. Veja os exemplos a seguir:

2 x 0 = 0
0 x 5 = 0
7 x 0 x 2 = 0

4ª) Propriedade Associativa

Quando multiplicamos três ou mais fatores, podemos escolher várias ordens para resolver a operação da multiplicação, e o resultado sempre será o mesmo. Vejamos de quais maneiras podemos resolver a multiplicação 3 x 5 x 7:

(3 x 5) x 7 = 15 x 7 = 105
3 x (5 x 7) = 3 x 35 = 105
5 x (3 x 7) = 5 x 21 = 105

5ª) Propriedade distributiva
 
A propriedade distributiva garante que o produto da soma é igual à soma dos produtos, ou seja, quando houver uma soma de dois números entre parênteses multiplicada por um número qualquer, podemos realizar a soma primeiro e depois fazer a multiplicação ou podemos multiplicar esse número por cada parcela da soma e depois realizar a adição. Observe o exemplo:
 
2 x (6 + 9) = 2 x 15 = 30
 
ou
 
2 x (6 + 9) = 2 x 6 + 2 x 9 = 12 + 18 = 30

Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Você pode se interessar também

Matemática

Multiplicação sem espaços vazios

Matemática

Propriedade distributiva da multiplicação (chuveirinho)

Matemática

Multiplicação de monômios

Matemática

Multiplicação de frações

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Pré-sal no Brasil

O pré-sal é uma reserva de petróleo e gás natural encontrada sob uma espessa camada de sal.

Conferências ambientais

Conferências ambientais são encontros que reúnem representantes de vários países com o objetivo de debater sobre impactos ao meio ambiente e alternativas para preservá-lo.

Guerra do Paraguai

A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu entre 1864 e 1870 no qual o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai.

Sementes

Que tal aprender mais a respeito das sementes? Clique aqui e aprenda o que são sementes, conheça suas partes, como essa estrutura é formada e os grupos vegetais que a possuem. Além disso, saiba sobre sua importância para o vegetal e conheça algumas sementes que servem de alimento para humanos.