Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Números mistos

Você sabe em que consiste os números mistos? Clique aqui e descubra!

por Marcelo Rigonatto
mistos mistos

Para entendermos o conceito de número misto, antes precisamos relembrar os tipos de frações existentes.

Fração Própria: é toda fração que representa uma quantidade menor que 1. Uma característica que nos permite reconhecer facilmente esse tipo de fração é que elas apresentam o numerador menor que o denominador;
Fração Imprópria: é toda fração que representa uma quantidade maior que 1. Elas também possuem uma característica que permite seu reconhecimento fácil: o numerador é maior que o denominador;
Fração Aparente: é um tipo especial de fração imprópria. Apresenta duas características marcantes: representam uma quantidade inteira e o numerador é múltiplo do denominador.

Exemplos de frações próprias:

Exemplos de frações impróprias:

 

 

Exemplos de frações aparentes:

 

Bom, já que relembramos os tipos de frações, vamos falar sobre os números mistos. Os números mistos são outra forma de se representar uma fração imprópria. São chamados de números mistos por misturar um número inteiro com uma fração.

Vamos entender melhor esse conceito.

Observe a figura abaixo:

A fração que representa a parte colorida da figura é:

Note que é uma fração imprópria. Agora, veja como podemos escrever a parte colorida da figura utilizando um número misto:

Vemos que uma das figuras foi colorida completamente, ou inteira. Já o outro retângulo, das seis partes, apenas duas foram pintadas. Dessa forma, temos o número misto:

Observe as figuras abaixo e os números mistos que representam a parte que foi colorida.

Vamos pensar em uma situação do nosso cotidiano. Imagine que 5 amigos saíram para comer pizza. Decidiram pedir duas pizzas divididas em 8 fatias cada. Eles conseguiram comer uma pizza inteira e 6 pedaços da outra. O número misto que representa a quantidade de pizza que os 5 amigos comeram juntos é:

Sempre que tivermos uma quantidade não inteira maior que 1, podemos utilizar um número misto para representar essa quantidade. Mais um exemplo para finalizar: tomei dois copos e meio de água

Por Marcelo Rigonatto
Matemático

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Carregando...

Você pode se interessar também

Matemática

Mínimo Múltiplo Comum

Matemática

Utilizando Frações

Matemática

Números Decimais

Matemática

Representando Frações

Não encontrou o
conteúdo ou matéria
que queria?

Mande seu questionamento, dúvidas ou sugestões para a equipe do Escola Kids que está pronta pra te ajudar.

Saiba mais

Últimos artigos

Acentuação gráfica

As regras de acentuação gráfica são fundamentais não apenas para a escrita correta das palavras, mas também para sua pronúncia.

Diferenças entre mitose e meiose

As diferenças entre mitose e meiose são muitas, mas podemos destacar o número de células-filhas e a quantidade de material genético nas células.

Tragédia em Brumadinho

A tragédia em Brumadinho ocorreu em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração pertencente à Vale. Casas foram destruídas e muitas pessoas morreram.

Francisco Franco

Francisco Franco foi um general espanhol que liderou um golpe contra o governo republicano da Espanha. Implantou uma ditadura que se estendeu por quase quatro décadas.