Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Fractais

Descubra como os fractais são representações dos padrões de repetição na natureza e como é possível estudá-los por meios computacionais.

Fractais são objetos em que cada parte é semelhante ao objeto como um todo. Isso significa que os padrões da figura inteira são repetidos em cada parte, só que numa escala de tamanho menor. Os flocos de neve são exemplos de fractais: cada ramo do floco parece com o floco inteiro.

Existe uma área da matemática que se dedica ao estudo dos fractais, chamada geometria fractal. Os fractais formam figuras geométricas muito bonitas e geram padrões que podem ser utilizados em sistemas de criptografias - sistemas que codificam senhas. A utilização de fractais forma senhas mais seguras e mais difíceis de serem quebradas.

Um dos primeiros matemáticos a estudar os fractais foi o francês  Benoît Mandelbrot e os estudos nessa área avançaram muito com os recursos computacionais disponíveis hoje em dia. Esses recursos possibilitam ampliação das imagens para melhor visualização, além de identificar os padrões com que as imagens se reproduzem. Nos fractais gerados por métodos computacionais, cada pedacinho do fractal é exatamente uma cópia da imagem original e pode ser obtido a partir de uma equação específica, como pode ser notado nas imagens abaixo, ambas são relativas aos conjuntos de Mandelbrot e são regadas a partir de computadores.


Gráfico de um conjunto de Mandelbrot


Gráfico de uma variação do conjunto de Mandelbrot

Na natureza existem vários exemplos de imagens que se aproximam muito de fractais, como as folhas de uma samambaia ou a estrutura dos brócolis. Note que cada folha menor se parece muito com a folha toda, e, em cada folhinha, temos estruturas que também são muito parecidas com as folhas maiores. Essa reprodução também é visível em algumas espécies de brócolis, e em especial, no tipo romanesco, como pode ser observado nas imagens abaixo.

Folha de samambaia: fractal natural
Folha de samambaia: fractal natural


Brócolis romanescos: fractal natural

Também é possível construir fractais utilizando apenas de recursos geométricos. Por exemplo, partindo de um triângulo e dividindo-o em outros triângulos menores, todos eles semelhantes entre si.


Por Franciely Guedes
Graduada em Matemática

Floco de neve: cada ramo é semelhante ao floco inteiro Floco de neve: cada ramo é semelhante ao floco inteiro
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Ponto, reta, plano e espaço

Matemática

Ângulos complementares e suplementares

Matemática

Criptografia: o uso da matemática no envio de informações

Matemática

Desenhos Geométricos

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.