Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Criptografia: o uso da matemática no envio de informações

Os segredos das mensagens secretas revelados pela matemática

Mensagem secreta Mensagem secreta

A palavra criptografia tem origem grega: kryptós = escondido; gráphein = escrita. Trata-se de uma escrita codificada em que somente o emissor e o receptor da mensagem conseguem interpretá-la. A necessidade de se escrever mensagens sigilosas é muito antiga, ocorre há centenas de anos. Os antigos romanos já usavam a criptografia para enviar planos de batalhas sem o conhecimento inimigo, pois mesmo se a mensagem fosse interceptada, com a codificação existente, apenas os romanos conseguiriam compreendê-la.

Atualmente a criptografia é bastante utilizada na internet. O grande envio de informações através da rede mundial de computadores exige segurança no que diz respeito ao sigilo dessas informações. Grande parte do avanço da criptografia se deve à matemática, que estuda e traça estratégias para tornar as codificações mais complexas e difíceis de serem interpretadas por pessoas que queiram possuir informações alheias para uso indevido (hackers). Os sistemas de segurança de bancos, lojas e sites utilizam a criptografia para manter sigilosas as informações de clientes e usuários. Nos filmes de ficção sempre há mensagens secretas enviadas por espiões e agentes, todas elas usando a criptografia.
 

A criptografia utilizada por grandes empresas, governos e bancos realiza cálculos complexos para obtenção de um modelo seguro e quase indecifrável. Mas você pode criar um modelo simples e trocar mensagens com seus amigos e colegas sem que outras pessoas consigam decifrá-las.
 

Vejamos um exemplo simples para codificar uma mensagem:
Associe um símbolo para cada letra do alfabeto, como segue abaixo:

Nesse caso utilizamos números e letras, mas você poderá fazer da forma que achar melhor. Para cada letra do alfabeto estabelecemos um “código” (em vermelho na tabela). Somente você e seus amigos, com os quais trocará as mensagens, poderão saber qual é o código da criptografia.
 

Assim, imagine que desejamos codificar a seguinte mensagem: “O CACHORRO LATIU”.

A mensagem, utilizando a codificação acima, ficaria: 6 z9zt6ll6 q9j75.

Veja que a matemática está presente em praticamente tudo o que nos cerca e grande parte do desenvolvimento tecnológico se deve a essa bela ciência. Utilize essas ideias para aprofundar seus conhecimentos sobre a matemática, você acabará descobrindo um mundo de grandes curiosidades.

Decifre a mensagem a seguir: 9 p9j8p9j7z9 8 x94j9kj7z9

Por Marcelo Rigonatto
Matemático
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

A equação do amor

Matemática

A matemática e o número que você calça

Matemática

Brincando com a matemática

Matemática

Curiosidades da Matemática

Últimos artigos

Cerebelo

Cerebelo é uma parte do encéfalo e está relacionado, entre outras funções, com a manutenção do nosso equilíbrio, postura e ajuste dos movimentos corporais.

Tríplice Aliança

Tríplice Aliança foi um acordo militar assinado, em maio de 1882, por Alemanha, Áustria-Hungria e Itália, que procuravam se proteger de França e Rússia principalmente.

Raposa

Raposa é um nome popular usado para se referir a alguns representantes da família Canidae, a mesma família dos cães e lobos. São animais onívoros e geralmente solitários.

Aranha-armadeira

Aranha-armadeira pode ser encontrada em todo território brasileiro. Recebe essa denominação devido à posição que assume quando se sente ameaçada.