Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Encontrando o MDC através de divisões sucessivas

Aprenda a encontrar o máximo divisor comum através do método das divisões sucessivas.

Aprenda a encontrar o Máximo Divisor Comum através do método das divisões sucessivas Aprenda a encontrar o Máximo Divisor Comum através do método das divisões sucessivas

Você sabe o que é MDC? A sigla MDC significa Máximo Divisor Comum. Se nós pensarmos em dois números ou mais, há um ou mais valores que dividem esses números, e a divisão não deixa restos. Por exemplo, considere os números 30 e 12, vamos identificar os divisores de cada número:

D (30) = {1, 2, 3, 5, 6, 10, 15, 30}

D (12) = {1, 2, 3, 4, 6, 12}

O 12 e o 30 possuem alguns divisores em comum, são eles o 2, 3 e 6. O maior deles é o 6. Por essa razão, dizemos que o máximo divisor comum entre 30 e 12 é o 6 ou, simplesmente, MDC (30, 12) = 6.

Mas existem outras formas de encontrar o MDC entre esses números. Vamos comentar agora sobre o método das divisões sucessivas. Nesse método, nós dividimos o maior número pelo menor. Para o último exemplo, nós dividiremos 30 por 12. Ao fazer essa divisão, encontraremos resto 6. Faremos então outra divisão, o número que estava no divisor tornar-se-á dividendo, e o que estava no resto tornar-se-á divisor. Teremos a seguinte divisão exata e que não deixa restos: 12 dividido por 6. Como essa divisão é exata, dizemos que o número que esteve por último no divisor, no caso o 6, é o máximo divisor comum entre 30 e 12. Veja abaixo todo esse processo:


Encontrando o MDC (12, 30) através do método de divisões sucessivas

As divisões devem ser feitas quantas vezes forem necessárias até que finalmente encontremos a divisão que deixa resto zero. Vejamos a seguir o processo para identificar o máximo divisor comum entre 54 e 16. Como o 54 é maior, fazemos a divisão de 54 por 16, que deixa resto 6. Fazemos, então, a divisão de 16 por 6, que deixa resto 4. Repetimos o processo agora com a divisão de 6 por 4, que deixa resto 2. Por fim, dividimos 4 por 2, obtendo resto 0. Portanto, o MDC (54, 16) = 2. Acompanhe a seguir o processo das divisões sucessivas para encontrar o máximo divisor comum entre 54 e 16:


Encontrando o MDC (54, 16) através do método de divisões sucessivas

E quando queremos encontrar o máximo divisor comum entre três ou mais números? Através do mesmo processo, escolheremos dois números para aplicar o método das divisões sucessivas até encontrar o MDC entre esses números. Ao encontrarmos, dividiremos o outro número e verificaremos se também é divisor do terceiro número. É possível repetir o processo das divisões sucessivas quantas vezes forem necessárias. A seguir, podemos ver a aplicação do procedimento para encontrar o MDC (9, 15, 27):


Encontrando o MDC (9, 15 e 27) através do método de divisões sucessivas


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Algoritmo da Divisão

Matemática

Divisão

Matemática

Divisão com vírgula

Matemática

Fatoração simultânea para encontrar o MDC e o MMC

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.