Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Conheça o Ábaco

Aprenda a utilizar o ábaco para representar qualquer número.

Ábaco com hastes horizontais Ábaco com hastes horizontais

O ábaco surgiu como a primeira calculadora de que se tem conhecimento. Alguns modelos de ábaco surgiram na China, em Roma e em outras regiões, mas todos com um funcionamento semelhante. Existem ainda hoje diversos modelos de ábaco, os mais comuns são os ábacos de hastes horizontais ou verticais.

Com o ábaco, conseguimos fazer cálculos e representar os números no sistema de numeração decimal. Lembrando que o sistema de numeração decimal é aquele em que todos os números que existem são formados por combinações dos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Nesse sistema, os números são classificados de acordo com suas classes e ordens:

Observe a classificação do número 16.224: Uma dezena de milhar, 6 unidades de milhar, 2 centenas, 2 dezenas e 4 unidades.

Temos na tabela o número 16.224, que é lido da seguinte forma: dezesseis mil, duzentos e vinte e quatro. Podemos representar esse número no ábaco, conforme vemos na figura abaixo.


Representação do número 16.224.

Ao trabalharmos com o ábaco, é importante lembrar que cada haste só comporta, no máximo, 9 pedrinhas, pois no sistema de numeração decimal cada ordem só admite de 0 a 9 unidades. Tanto na tabela que vimos como no ábaco, se precisarmos representar o número 10, por exemplo, devemos utilizar uma dezena, colocando o 1 na segunda ordem. Podemos representar qualquer número utilizando o ábaco, basta que aumentemos a quantidade de hastes conforme for necessário, elevando assim a quantidade de ordens.

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Matemática

Conhecendo a Centena

Matemática

Conhecendo a Milhar

Matemática

Numeração Decimal

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.