Aprenda a utilizar o ábaco para representar qualquer número.
O ábaco surgiu como a primeira calculadora de que se tem conhecimento. Alguns modelos de ábaco surgiram na China, em Roma e em outras regiões, mas todos com um funcionamento semelhante. Existem ainda hoje diversos modelos de ábaco, os mais comuns são os ábacos de hastes horizontais ou verticais.
Com o ábaco, conseguimos fazer cálculos e representar os números no sistema de numeração decimal. Lembrando que o sistema de numeração decimal é aquele em que todos os números que existem são formados por combinações dos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Nesse sistema, os números são classificados de acordo com suas classes e ordens:
Observe a classificação do número 16.224: Uma dezena de milhar, 6 unidades de milhar, 2 centenas, 2 dezenas e 4 unidades.
Temos na tabela o número 16.224, que é lido da seguinte forma: dezesseis mil, duzentos e vinte e quatro. Podemos representar esse número no ábaco, conforme vemos na figura abaixo.
Representação do número 16.224.
Ao trabalharmos com o ábaco, é importante lembrar que cada haste só comporta, no máximo, 9 pedrinhas, pois no sistema de numeração decimal cada ordem só admite de 0 a 9 unidades. Tanto na tabela que vimos como no ábaco, se precisarmos representar o número 10, por exemplo, devemos utilizar uma dezena, colocando o 1 na segunda ordem. Podemos representar qualquer número utilizando o ábaco, basta que aumentemos a quantidade de hastes conforme for necessário, elevando assim a quantidade de ordens.