Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Conheça o Ábaco

Aprenda a utilizar o ábaco para representar qualquer número.

Ábaco com hastes horizontais Ábaco com hastes horizontais

O ábaco surgiu como a primeira calculadora de que se tem conhecimento. Alguns modelos de ábaco surgiram na China, em Roma e em outras regiões, mas todos com um funcionamento semelhante. Existem ainda hoje diversos modelos de ábaco, os mais comuns são os ábacos de hastes horizontais ou verticais.

Com o ábaco, conseguimos fazer cálculos e representar os números no sistema de numeração decimal. Lembrando que o sistema de numeração decimal é aquele em que todos os números que existem são formados por combinações dos algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Nesse sistema, os números são classificados de acordo com suas classes e ordens:

Observe a classificação do número 16.224: Uma dezena de milhar, 6 unidades de milhar, 2 centenas, 2 dezenas e 4 unidades.

Temos na tabela o número 16.224, que é lido da seguinte forma: dezesseis mil, duzentos e vinte e quatro. Podemos representar esse número no ábaco, conforme vemos na figura abaixo.


Representação do número 16.224.

Ao trabalharmos com o ábaco, é importante lembrar que cada haste só comporta, no máximo, 9 pedrinhas, pois no sistema de numeração decimal cada ordem só admite de 0 a 9 unidades. Tanto na tabela que vimos como no ábaco, se precisarmos representar o número 10, por exemplo, devemos utilizar uma dezena, colocando o 1 na segunda ordem. Podemos representar qualquer número utilizando o ábaco, basta que aumentemos a quantidade de hastes conforme for necessário, elevando assim a quantidade de ordens.

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Matemática

Conhecendo a Centena

Matemática

Conhecendo a Milhar

Matemática

Numeração Decimal

Últimos artigos

Cavalo

Cavalo é uma espécie de herbívoro não ruminante muito utilizada pelo homem. Sua domesticação foi muito importante para a nossa história.

Tucanos

Tucanos são animais que possuem bicos multicoloridos e bastante chamativos. Eles fazem parte da ordem Piciformes e família Ramphastidae.

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.