Qual matéria está procurando ?

História

História

Sumérios

Os sumérios foram um dos povos da Mesopotâmia, sendo reconhecidos como o primeiro grande povo a se estabelecer na região. Foram os fundadores da escrita cuneiforme.

Parede com escrita cuneiforme, que foi inventada pelos sumérios por volta de 3500 a.C. A escrita cuneiforme foi inventada pelos sumérios por volta de 3500 a.C.

Os sumérios foram um povo da Mesopotâmia que formou uma grande civilização a partir de 4000 a.C. São reconhecidos como o primeiro grande povo a se estabelecer na Mesopotâmia, embora os historiadores não saibam detalhes da fixação dos sumérios. Ficaram marcados por estabelecer uma importante infraestrutura na Mesopotâmia.

Habitavam o sul da Mesopotâmia, formando cidades-estado marcadas por sua autonomia. Tinham uma agricultura e comércio próspero, e ficaram marcados por terem desenvolvido a escrita cuneiforme por volta de 3500 a.C., a primeira forma de escrita da humanidade. Foram conquistados pelos acádios por volta do século XXIV a.C.

Leia também: Acádios — os primeiros mesopotâmicos a formar um grande império centralizado na região

 Resumo sobre os sumérios 

  • Os sumérios foram um dos povos da Mesopotâmia.

  • Foram o primeiro grande povo da Mesopotâmia, fundando cidades no sul da região.

  • Entre importantes cidades sumérias estavam Ur, Uruk, Nippur, Eridu, entre outras.

  • Possuíam uma sociedade estratificada, e a religião tinha um papel central na vida dos sumérios.

  • Fundaram a escrita cuneiforme por volta de 3500 a.C., a primeira forma de escrita da humanidade.

Quem foram os sumérios?

Os sumérios foram um dos povos que habitaram a antiga Mesopotâmia, sendo reconhecidos como um dos primeiros povos a habitar a região, formando as primeiras cidades e realizando enormes avanços civilizacionais na região. Os historiadores não sabem efetivamente quando os sumérios se estabeleceram na Mesopotâmia, mas acredita-se que sua presença remonte ao quinto milênio antes de Cristo.

Localização dos sumérios

Os sumérios foram um povo que se estabeleceu no sul da Mesopotâmia, nas atuais regiões central e sul do atual Iraque. Nessa região, os sumérios fundaram diversas cidades, como Ur, Uruk, Eridu, Nippur, entre outras.

Principais características dos sumérios

Sociedade dos sumérios

Os sumérios se organizavam em cidades-estado, portanto cada cidade possuía sua autonomia e seu próprio rei. A vida nas cidades sumérias era centralizada em torno do templo, sendo ele considerado o principal elemento das cidades sumérias. Além disso, a sociedade suméria possuía uma estratificação social muito evidente.

O desenvolvimento das cidades na Suméria foi acompanhado pela formação de uma aristocracia composta por militares, reis e sacerdotes. Assim, a Suméria possuía uma classe dominante e classes sociais empobrecidas. A sociedade suméria também era formada por artesãos, escribas, comerciantes, camponeses, entre outros grupos.

Economia dos sumérios

Os sumérios tiravam grande parte do seu sustento da agricultura. Os sumérios ficaram marcados por construir uma infraestrutura de barragens, sistema de drenagem e canais de irrigação que faziam ótimo aproveitamento das águas dos rios Tigre e Eufrates. A agricultura suméria era bastante próspera e produzia itens como linho, gergelim, cevada, trigo, centeio, pepino, lentilha, cebola, nabo, etc. Além disso, o comércio sumério era intenso, e os sumérios mantinham intensa atividade comercial junto aos povos indianos pelo Golfo Pérsico.

Cultura dos sumérios

A cultura suméria era marcada pela riqueza de itens produzidos em cerâmica e o manuseio de pedras, como o mármore e lazulita. Essas pedras eram importadas e transformadas em diversos objetos. Os sumérios também produziam objetos por meio da metalurgia, como itens de ouro, prata e bronze. A arquitetura suméria também impressiona, com grande destaque indo para os palácios construídos pelos sumérios, os zigurates. A cultura suméria, em geral, era fortemente influenciada pela religião.

Religião dos sumérios

A religião era um traço importante da cultura suméria. Os sumérios eram politeístas, acreditando que os deuses deveriam ser honrados diariamente para garantir o sustento das pessoas. Os sumérios cultuavam seus deuses em templos religiosos que eram administrados pelos sacerdotes. Entre alguns dos principais deuses dos sumérios estão Enki, Enlil, Inanna, entre outros.

Língua dos sumérios

A língua suméria era o idioma falado pelos sumérios na Antiguidade, e os historiadores consideram o sumério uma língua isolada, uma vez que não há nenhum outro idioma relacionado. Os historiadores conseguiram atestar que a língua suméria já era falada no terceiro milênio antes de Cristo.

Muitos detalhes sobre a origem da língua suméria, no entanto, não estão claros para os historiadores atualmente. Sabemos, porém, que a língua suméria foi a primeira a ser registrada por meio da escrita cuneiforme, algo que aconteceu por volta de 3200 a.C.

Sumérios e a escrita cuneiforme

Uma das maiores contribuições dos sumérios foi a criação da primeira forma de escrita da humanidade, a escrita cuneiforme. Ela recebeu esse nome porque é registrada em forma de cunha, sendo escrita em blocos de argila.

A escrita cuneiforme surgiu por volta de 3500 a.C. Ela foi a principal forma de escrita na Mesopotâmia por milênios, sendo adotada por acádios, amorritas, assírios, entre outros povos. Essa forma de escrita foi desenvolvida pelos sumérios com o objetivo de facilitar o registro de transações comerciais e de estabelecer um meio de comunicação para o comércio.

Inicialmente, usavam-se pictogramas, depois passaram a ser usados fonogramas (símbolos que representavam sons). Essa forma de escrita só foi abandonada por volta do século I a.C., quando o uso de escrita alfabética foi adotada na Mesopotâmia. Essa forma de escrita foi descoberta e decifrada pelos pesquisadores por volta do século XIX.

Veja também: Assírios — detalhes sobre outro povo que habitou a região da Mesopotâmia

História dos sumérios

A presença humana na Suméria remonta ao quinto milênio, mas a civilização suméria pode ter se desenvolvido a partir de 4000 a.C. Os sumérios se estabeleceram no sul da Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, e são considerados a primeira grande civilização a se formar na região. Os historiadores não sabem como os sumérios se estabeleceram ali, nem de onde vieram.

Os sumérios ficaram marcados por terem introduzido uma série de inovações na Mesopotâmia, a começar pelas primeiras cidades na região. As cidades sumérias eram cidades-estado, portanto eram autônomas, e cada uma delas era governada por um rei diferente. Os sumérios chegaram a formar cidades gigantescas, como Uruk, que pode ter tido uma população de até 80 mil pessoas.

Essas cidades tinham sua administração centralizada no palácio do rei. As cidades sumérias mantinham relações diplomáticas e comerciais entre si, embora a guerra entre elas fosse frequente. Por volta do século XXIV a.C., os sumérios foram subjugados pelos acádios. Sargão foi coroado rei da Acádia, dando início a uma expansão territorial que levou as cidades sumérias a serem conquistadas pelos acádios. A cultura suméria deu início a um processo de decadência que resultou em seu desaparecimento com a invasão elamita no século XVIII a.C.

Legado dos sumérios

Os sumérios ficaram conhecidos por terem realizado grandes feitos, legando importantes contribuições para a humanidade e para outros povos da Mesopotâmia. Os sumérios construíram as primeiras cidades na região, desenvolveram a agricultura, estabeleceram uma estrutura de comércio, construíram barragens, canais de irrigação e criaram um sistema de drenagem. Além disso, criaram a primeira forma de escrita, que gerou um enorme desenvolvimento e permitiu o surgimento da literatura, por exemplo.

Curiosidades sobre os sumérios

  • Quando os sumérios queriam garantir a preservação de suas tábuas de escrita cuneiforme, colocavam-nas sob fogo.

  • Muitos estudiosos apontam que a literatura teria surgido na Suméria.

  • Os sumérios possuíam uma epopeia que narrava a história de um rei de Uruk, e um dos acontecimentos mencionados nessa epopeia é o dilúvio bíblico.

Fontes

KRIWACZEK, Paul. Babilônia: a Mesopotâmia e o nascimento da civilização. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MARK, Joshua J. Sumerians. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Sumerians/.

MARK, Joshua J. Mesopotamian Religion. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Mesopotamian_Religion/.

MOSER, Jason. Sumerian Language. Disponível em: https://www.worldhistory.org/Sumerian_Language/.

MARK, Joshua J. Cuneiform. Disponível em: https://www.worldhistory.org/cuneiform/.

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

História

Acádios

História

Assírios

História

Código de Hamurabi

História

Escrita cuneiforme

Últimos artigos

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.

Hino da Proclamação da República

O Hino da Proclamação da República é uma canção cívica que foi criada, logo após a proclamação da república, com o intuito de ser o novo Hino Nacional.