Religião é o conjunto de práticas, crenças, rituais, textos, que formam uma doutrina que busca uma conexão com o sagrado e com o divino.
Religião é o conjunto de práticas, ritos, dogmas e tradições que procuram estabelecer uma conexão da humanidade com o divino e o sagrado. Trata-se de uma ideia bastante complexa e que motiva muitos debates. É uma das práticas mais antigas da humanidade, apesar de o conceito de religião ter surgido apenas durante a Idade Moderna.
Acredita-se que práticas religiosas tenham se estabelecido na humanidade durante o Período Paleolítico, tornando-se mais consistentes e complexas com a sedentarização do ser humano, no Período Neolítico. Atualmente, as maiores religiões do planeta são o cristianismo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo.
Leia também: Como era a religião no Egito Antigo?
Religião é um conceito que explica o conjunto de práticas e costumes que procuram ligar a humanidade com aquilo que é entendido como divino e sagrado.
As práticas religiosas são praticadas pela humanidade desde o Período Paleolítico.
O conceito de religião é considerado uma criação moderna, tendo surgido, portanto, na Idade Moderna.
Os objetivos e importância da religião são questões ligadas a cada indivíduo.
As religiões podem ser monoteístas, politeístas ou panteístas.
As maiores religiões do planeta são o cristianismo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo.
Religião é um conceito profundamente debatido dentro das ciências humanas, e sua definição é alvo de polêmicas. Entretanto, a religião pode ser entendida como o conjunto de práticas, crenças, textos, dogmas, morais, cosmovisões e rituais que fazem parte de uma doutrina e que possuem uma ligação direta com noções vinculadas ao sagrado ou ao sobrenatural.
Nesse sentido, todas as práticas, rituais, crenças e demais costumes que estão presentes na manifestação de uma religiosidade são elementos que formam a prática de uma religião. Evidentemente, cada religião possui sua própria estrutura e organização, mas algumas características são semelhantes.
A palavra “religião” tem origem no idioma latino, sendo derivado dos termos “religio” e “religare”, entendido como uma consciência que reforça a obrigação de cumprir certos deveres e como o meio que conecta os seres humanos a algo, respectivamente. No sentido religioso, essa religação seria com o sagrado ou com um mundo espiritual.
Essa ideia de religião é um conceito moderno que se estabeleceu por volta do século XVI. Alguns historiadores entendem que a religião se estabeleceu como um conceito a fim de de separar aquilo que era domínio do profano (não religioso) e o que era domínio do sagrado (religioso).
A origem da religião é um assunto que gera enormes debates entre os historiadores, sendo uma questão repleta de incertezas. Sabemos, no entanto, que a religião, ou práticas entendidas como religiosas, começaram a se estabelecer na humanidade há milhares de anos. Estima-se que práticas entendidas como religiosas começaram a ser praticadas ainda no Período Paleolítico, na Pré-História.
Essa hipótese se deu por meio de evidências obtidas por meio da arqueologia. Entre os indícios estariam evidências de rituais funerários, arte rupestre, entre outros. A arte rupestre, por exemplo, é alvo de um longo debate: ela fazia parte de rituais de cosmovisão das sociedades pré-históricas?
O momento preciso e a forma como a religião surgiu é, no presente, uma questão impossível de ser respondida pelos historiadores. No entanto, como citado, sabemos que práticas religiosas se desenvolveram a partir do Neolítico, tornando-se mais comuns no Neolítico, com o processo de sedentarização da humanidade.
Existem milhares de religiões no planeta, sendo que cada uma delas possui características próprias. Contudo, de maneira genérica, algumas características podem ser destacadas para definir o conceito de religião como um todo. Vejamos, portanto, algumas características da religião:
crença na existência de locais sagrados;
crença em elementos sobrenaturais;
estabelecimento de uma moral que determina a conduta que os fiéis devem seguir;
existência de entidades sagradas;
crença em textos sagrados;
crença em profecias;
estabelecimento de dogmas;
existência de rituais;
realização de festivais religiosos;
uso de imagens e símbolos entendidos como sagrados;
explicações sobrenaturais sobre a origem da vida e do Universo;
uso de determinados ritos funerários;
realização de orações.
Os objetivos da religião geralmente se modificam de acordo com as diferentes religiões existentes. Assim, cada tradição religiosa possui os seus próprios objetivos, mas, de uma maneira ampla e básica, podemos mencionar alguns objetivos relacionados à religião. Claro que, além da religião, esses objetivos podem mudar de indivíduo para indivíduo. Vejamos:
busca por propósito e significado da vida;
busca por conforto emocional e espiritual;
busca por transformação pessoal;
busca pela garantia de salvação espiritual;
estabelecimento de vínculos e de um senso de comunidade;
busca por conexão com o divino;
formação de um senso moral.
Religiões monoteístas são religiões que mantêm crença na existência de apenas um único deus. Nessas religiões, essa divindade é apresentada como um ser superior a tudo, possuindo poderes plenos sobre a humanidade. Exemplos de religiões monoteístas são o cristianismo, islamismo, judaísmo e o zoroastrismo.
Religiões politeístas são religiões que mantêm crenças em dois ou mais deuses. É comum que religiões politeístas atribuam características específicas aos seus diferentes deuses, os quais se relacionam a áreas nas quais são dominantes. Era uma característica tradicional em religiões de povos da Antiguidade, como no caso da religiosidade de germânicos, gregos e egípcios.
Religiões panteístas são religiões que identificam e ligam deus com o Universo, determinando que ambos são a mesma coisa. Assim, em religiões panteístas, todo o Universo pode ser relacionado com deus (sendo uma ou mais divindades), e em todas as coisas deus está presente. Sendo assim, tudo ao nosso redor seria uma representação direta do divino. Vertentes do hinduísmo, por exemplo, são entendidas como panteístas.
Atualmente, as maiores religiões do planeta são:
Cristianismo
Islamismo
Hinduísmo
Budismo
Religiões tradicionais chinesas
Sikhismo
Judaísmo
Xintoísmo
Acesse também: Islamismo — detalhes sobre uma das maiores religiões do mundo
A composição social brasileira é diversa, apesar de nosso país ser formado por uma grande massa de população que adota religiões cristãs. De toda forma, a composição religiosa da nossa população, em dados de 2020, é a seguinte:
Católicos: 50% da população.
Evangélicos: 31%.
Espíritas: 3%.
Umbandistas, candomblecistas e outras religiões de matriz africana: 2%.
Judaicos: 0,3%.
Sem religião ou ateus: 11%.
Cristianismo, islamismo, hinduísmo e budismo são atualmente as maiores religiões do planeta. O cristianismo é principalmente influente na Europa, no continente americano e na Oceania, enquanto o islamismo é muito popular em parte do continente asiático e Norte do continente africano, tendo crescido rapidamente no continente europeu.
O hinduísmo é a religião mais popular da Índia, e o budismo é muito popular em países como o Japão e China. Evidentemente, são generalizações que demonstram os locais onde as principais religiões do mundo são mais influentes. No mundo globalizado em que vivemos, pessoas de diferentes religiões estão espalhadas por todos os cantos do planeta.
A importância da religião é uma questão muito pessoal, e o sentido e o significado da religião são diferentes na vida de cada pessoa. Portanto, os pontos de vista individuais são fundamentais para determinar a importância da religião.
Apesar disso, é notório que a religião tem grande influência em nossa sociedade. A religião tem uma enorme influência política, determinando, negativa ou positivamente, o destino de milhões de pessoas. Além disso, muitos grupos religiosos promovem importantes trabalhos sociais, realizando ações de caridade, de inclusão, etc.
A cultura, história e arte das diferentes sociedades do planeta são ou foram fortemente influenciadas pela religião, havendo, portanto, um legado cultural.
Fontes
BELLOTTI, Karina Kosicki. História das religiões: conceitos e debates na era contemporânea. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/historia/article/viewFile/26526/17686
BEZERRA, Karina. História geral das religiões. Disponível em: https://www1.unicap.br/observatorio2/wp-content/uploads/2011/10/HISTORIA-GERAL-DAS-RELIGIOES-karina-Bezerra.pdf
REDAÇÃO. O que é religião? Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/o-que-e-religiao
REDAÇÃO. 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml