Qual matéria está procurando ?

História

História

História das ruas no Brasil

Saiba mais sobre a história das ruas no Brasil e sobre a importância das ruas para a vida cotidiana das populações das cidades.

A existência das cidades está diretamente ligada aos aspectos humanos (sociais, culturais, políticos e econômicos) e aos aspectos físicos (região, rios, ruas, arquiteturas). Portanto, para a formação das cidades é imprescindível que esses dois aspectos estejam presentes mutuamente.

No presente texto daremos ênfase às ruas. Sem elas seria impossível a existência das cidades, ou seja, onde ficariam as casas ou moradias da população da cidade? Por onde as pessoas e os veículos (charretes, carroças, carros, bicicletas, motocicletas) iriam transitar? Sem as ruas teria como as pessoas se deslocarem de um local para outro? Posto isto, iremos viajar pela história das ruas.

As histórias das populações das cidades muitas vezes se confundem com a história da rua onde residem. A rua é o local onde várias gerações convivem mutuamente ou não, onde estão presentes histórias do presente e do passado.

O passado ficou registrado nas ruas, através da arquitetura e da memória das pessoas mais velhas que viveram há muito tempo naquele lugar. O tempo presente é o mover constante da história vivida cotidianamente pelos habitantes e transeuntes das ruas.

Por exemplo: no ano de 1854, os lampiões de azeite da iluminação pública das ruas da cidade do Rio de Janeiro deram lugar à iluminação a gás, enquanto a luz elétrica nas ruas chegou em 1904. Portanto, as ruas nem sempre foram iluminadas e a iluminação pública mudou juntamente com a história. Também na cidade do Rio de Janeiro, em 1847, tiveram início os serviços de limpeza pública, executados pela empresa Aleixo Gary & Cia. A partir de então, os recolhedores de lixo e os responsáveis pela limpeza das ruas ficaram conhecidos como ‘Gary’ – hoje, gari.

As ruas das cidades brasileiras sempre receberam nomes relacionados a pessoas ou acontecimentos que são considerados significativos para a história do país. A propósito, o estudo da origem dos nomes dos lugares chama-se topônimo e pode ajudar na descoberta da origem do nome da rua onde cada pessoa reside.

No Brasil existem ruas com nomes de acontecimentos históricos, como 7 de setembro, 15 de novembro, ruas com nomes de personagens históricos, como Dom Pedro I, Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, entre outros. Existem também ruas que são numeradas, como rua 1, rua 10 e assim por diante.

Como as ruas recebem os nomes? Geralmente, o nome das ruas é proposto pelos vereadores ou pelos moradores que levam a proposta de nome para o vereador, sendo o nome aprovado pela Câmara Municipal da cidade.

As ruas são espaços físicos onde todas as vidas sociais das cidades acontecem. As pessoas transitam diariamente pelas ruas, vão para casa, para o trabalho, seja a pé ou por meio de transportes. No Brasil, existe um grande número de pessoas que vive nas ruas (meninos de rua, os moradores de rua), enquanto outras fizeram das ruas seus locais de trabalho (camelôs, vendedores ambulantes, motoristas, guardas de trânsito, entre outros).
Segundo o depoimento de Dona Idalina, moradora da cidade de São Paulo, as ruas mudaram muito de 1950 até os anos 2000:

“Eu morava na rua Tabapuã, não tinha muito trânsito. Era asfaltada e as ruas paralelas e as transversais não eram; eram de terra e eu gostava de ficar andando de bicicleta o tempo inteiro... a gente tinha assim muitos amigos de nossa idade, amigos e amigas, então a gente passava o dia inteiro brincando” (trecho retirado da coleção: Trocando ideias. Historiar. Ensino Fundamental. Autora: Dora Schmidt. São Paulo: Editora Scipione, 2007, p. 20).

De acordo com o depoimento acima, nota-se que as ruas se modificaram bastante nos últimos 60 anos: Dona Idalina ainda brincava o dia inteiro com seus amigos, as ruas eram quase todas sem asfalto e com pouco trânsito. Atualmente, é praticamente impossível crianças brincarem nas ruas, por uma série de motivos: grande quantidade de trânsito de veículos e aumento no índice de violência nas ruas (assaltos, tiroteios, mortes, venda de drogas) são alguns.

Mesmo com todas as imposições e perigos de atualmente, as ruas ainda continuam extremamente importantes para a vida cotidiana das populações das cidades.


Leandro Carvalho
Mestre em História

As ruas possuem diferentes facetas: ruas asfaltadas, ruas sem calçamento, ruas históricas As ruas possuem diferentes facetas: ruas asfaltadas, ruas sem calçamento, ruas históricas
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

História

Cidades | Ensino Fundamental I

História

Cidades: espaços públicos e privados

História

Vila Rica e mercado interno no Brasil Colonial

História

História da iluminação pública no Brasil

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.