Qual matéria está procurando ?

História

História

06 de Janeiro - Dia de Reis

Descubra por que o Dia de Reis é comemorado em 06 de janeiro e entenda a simbologia a ele relacionada.

Os reis magos são personagens importantes do início dos Evangelhos. Os reis magos são personagens importantes do início dos Evangelhos.

Passadas as festas de fim de ano, alguns personagens são sempre mencionados – quer entre seus familiares, quer na escola ou em sua comunidade religiosa –, mas, por vezes, não sabemos ao certo a história a respeito deles. Esse é o caso dos chamados Reis Magos. O dia de Reis (ou dia de Santos Reis) é festejado, nos países de tradição cristã, em 06 de janeiro. Em cada país há uma forma específica de se homenagear os Santos Reis. No interior do Brasil, a forma mais comum é a folia (folia de Reis), que consiste em uma festa com cantos acompanhados do som da viola, da sanfona e do triângulo. Mas quem são esses Reis? Por que são santos e magos?

Os Reis Magos aparecem no início de alguns dos Evangelhos Cristãos ao se mencionar o nascimento de Jesus Cristo. Segundo os evangelistas, esses reis eram sábios do Oriente que foram guiados pela Estrela D'Alva (Estrela do Oriente) até o local onde Cristo havia nascido, em Belém, na Galileia. Os nomes dos três reis eram Baltasar, Belquior e Gaspar. O seu objetivo era levar ao Filho de Deus presentes simbólicos em honra ao seu nascimento, como pode ser lido em Mateus 2, 1-12:

“Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. E, enviando-os a Belém, disse: ‘Ide e informai-vos bem a respeito do Menino. Quando O tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-Lo'. Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o Menino, e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. Entrando na casa, acharam o Menino com Maria, Sua mãe. Prostrando-se diante dEle, O adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-Lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho".

Esses presentes consistiam em ouro, mirra e incenso (esses três elementos fariam parte da simbologia dos templos católicos e da missa católica). Há quem diga que o ouro simboliza a característica do reinado celeste de Cristo; a mirra, a necessidade do sofrimento e morte de Cristo para a remissão dos pecados; o incenso, por fim, simboliza as honras ao corpo morto, que, após a Ressurreição, ascendeu em direção aos céus.

A figura dos Reis Magos tornou-se mais emblemática quando, na Baixa Idade Média, São Francisco de Assis elaborou o primeiro modelo de presépio, no qual foram representados, além de Jesus, Maria, José e os camponeses próximos da manjedoura, os Santos Reis, cada um com o presente trazido ao Deus Menino. 

Por Me. Cláudio Fernandes

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Datas Comemorativas

25 de dezembro – Dia de Natal

Datas Comemorativas

31 de janeiro – Dia do Mágico

Datas Comemorativas

História do Natal

Histórias e contos infantis

História do Papai Noel

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.