Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O Solo e as Plantações

A quantidade de nutrientes de um solo interfere diretamente nas plantações.

A adubação, a aragem e a irrigação são algumas técnicas utilizadas nas plantações A adubação, a aragem e a irrigação são algumas técnicas utilizadas nas plantações

O solo, formado por aglomerados minerais e matéria orgânica da decomposição de animais e plantas, é a camada superficial da crosta terrestre. O solo é essencial para a plantação de vários alimentos.

Esse elemento natural serve de fonte de nutrientes para as plantas, que são utilizadas como alimentos pelos seres humanos e animais. As plantações são realizadas há milhares de anos, garantindo a alimentação e sendo uma fonte de renda através da comercialização dos produtos cultivados.

A composição do solo interfere diretamente nas plantações, pois a quantidade de nutrientes presentes num solo reflete na produção agrícola. Solos ricos em nutrientes possuem grande fertilidade, fato positivo para as plantações.

Já os solos pobres em nutrientes necessitam de adaptações para o cultivo. Nesse sentido, várias técnicas agrícolas foram desenvolvidas para alterar o solo e adequá-lo para as plantações.


Plantação com sistema de irrigação artificial

Algumas medidas devem ser tomadas para a realização das plantações. Dentre as técnicas mais utilizadas na agricultura estão a análise da composição do solo, drenagem do solo, aragem, adubação, irrigação da plantação, utilização de agrotóxicos, entre outros.

Porém, algumas técnicas agrícolas têm provocado vários problemas ambientais, como a poluição do solo por agrotóxicos, desmatamentos, queimadas, contaminação dos recursos hídricos, erosões, entre outros.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Por Wagner de Cerqueira e Francisco

Você pode se interessar também

Ciências

Ciclo da água

Geografia

Desertificação

Geografia

Fome no mundo

Ciências

Germinação da semente

Últimos artigos

Nomadismo

O nomadismo é um estilo de vida em que os seres humanos não possuem residência em um local fixo, mudando-se de tempos em tempos de acordo com sua necessidade.

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.