Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Escandinávia

A Escandinávia é uma região que abrange a Península Escandinávia. Os países pertencentes a essa região assemelham-se cultural, histórica e politicamente.

Escandinávia é a denominação utilizada para designar a região que abrange três países: Dinamarca, Noruega e Suécia. Geograficamente, apenas Noruega e Suécia fazem parte da Península Escandinava, contudo, características como língua, história e cultura levaram à inclusão da Dinamarca.

Geopoliticamente falando, tendo em vista as semelhanças econômicas, geográficas, políticas e linguísticas, a Finlândia, Islândia e Ilhas Faroé, por vezes, são associadas à Escandinávia.

Leia também: Conheça os aspectos geográficos da China

Dados gerais

  • Área territorial:

          Dinamarca – 42.496 km2

          Noruega – 385.155 km2

          Suécia – 449.964 km2

  • Línguas

    Dinamarca – Dinamarquês

    Noruega – Norueguês

    Suécia – Sueco

  • População

    Dinamarca - 5749 milhões de habitantes

    Noruega - 5258 milhões de habitantes

    Suécia - 9995 milhões de habitantes

  • Moeda

    Dinamarca – Coroa dinamarquesa

    Noruega – Coroa norueguesa

    Suécia – Coroa sueca

  • IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

    Dinamarca – 0,929

    Noruega – 0,953

    Suécia – 0,933

A Escandinávia é um país?

A Escandinávia corresponde a uma região histórica e geográfica localizada ao norte do continente europeu, especificamente na Península Escandinava (maior península da Europa), situada entre o Golfo de Bótnia, Mar Báltico e Mar do Norte.

Essa região compreende nações cujos índices de desenvolvimento humano são elevadíssimos e apresentam diversas semelhanças entre suas culturas, processos históricos e idiomas. Portanto, a Escandinávia não é um país.

Mapa da Escandinávia

Turismo nos países escandinavos

Turismo na Dinamarca

Dinamarca, conhecida oficialmente como Reino da Dinamarca, tem como língua nacional o dinamarquês. A capital do país é Copenhague. A Dinamarca possui um dos menores índices de desigualdade social do mundo e altos índices de desenvolvimento humano.

O país é conhecido também pela segurança reforçada, honestidade e confiança e por ser um dos menos corruptos do mundo. A expectativa de vida supera os 80 anos. A cultura dinamarquesa é bastante progressista, visto que no país prostituição é permitida. Tabus religiosos são condenados e a liberdade sexual é assegurada.

  • Ponto turístico: Tivoli Gardens

    Tivoli Garden situado em Copenhague, Dinamarca.
    Tivoli Garden situado em Copenhague, Dinamarca.

O Tivoli Gardens é um parque situado em Copenhague, inaugurado em 1843, correspondendo ao segundo parque mais antigo do mundo. O parque é repleto de áreas verdes, jardins, lagos, brinquedos, animais, sendo o local ideal para crianças e adolescentes.

Turismo na Noruega

Noruega, oficialmente Reino da Noruega, localizado na Península Escandinava, é o país com o mais alto IDH do mundo. Sua capital é Oslo. As políticas econômicas e sociais no país estão associadas à economia de livre mercado e também ao estado de bem-estar social.

Em 2009, o país foi considerado pela Organização das Nações Unidas o melhor país para se viver e também o mais pacífico, segundo o Índice Global da Paz. A expectativa de vida na Noruega ultrapassa os 80 anos.

  • Ponto turístico: Fiorde de Lyse (Lysefjorden)

Fiorde Lyse é uma entrada para o mar entre grandes montanhas localizada em Forsand.
Fiorde Lyse é uma entrada para o mar entre grandes montanhas localizada em Forsand.

O fiorde de Lyse localiza-se em Forsand, na Noruega, e é uma das principais atrações turísticas da região. Várias excursões dirigem-se ao local para contemplar a beleza natural. Para quem não conhece, fiorde corresponde a uma grande entrada para o mar situada entre grandes montanhas. O fiorde de Lyse possui aproximadamente 42 quilômetros de comprimento.

Turismo na Suécia

Suécia, oficialmente designada de Reino da Suécia, é o terceiro maior país da União em Europeia quanto à área. A capital do país é Estocolmo, considerada o centro político, econômico e financeiro do país. Sueco é a língua oficial do país, falada pela maior parte dos habitantes.

Com mais de dez milhões de habitantes, o país é o mais populoso entre os países escandinavos. O país apresenta elevado índices de desenvolvimento humano. Uma das principais prioridades do governo sueco é a educação.

  • Ponto turístico: Palácio Real de Estocolmo (Royal Palace, Stockholm)

Palácio Real de Estocolmo localizado na Suécia.
Palácio Real de Estocolmo localizado na Suécia.

 

O Palácio Real está localizado na ilha de Stadsholmen, na capital da Suécia, Estocolmo. O Palácio é a residência oficial do monarca da Suécia. Atualmente, encontra-se aberto para visitação pública, quando não há eventos oficiais nos salões.

Vikings

A região da Escandinávia foi habitada durante quase três séculos (entre 800 e 1500) por povos chamados vikings. Esse período ficou conhecido como a Era Viking. Esses povos eram considerados guerreiros exploradores que se caracterizavam por hierarquização, ou seja, dividiam-se em classes sociais, tendo no topo da hierarquia um rei. O poder era hereditário e passava de pai para filho.

Esses povos, que inicialmente ocupavam a parte norte do continente europeu, mais especificamente as áreas que correspondem à Noruega, Suécia e Dinamarca, espalharam-se por outras regiões à medida que desenvolveram técnicas de navegação. Os vikings iam em busca de novas terras a fim de colonizá-las e torná-las agricultáveis. Os produtos cultivados eram comercializados. A Era Viking teve fim por volta de 1066.

Leia mais: Como os vikings enxergavam a guerra?

Países nórdicos

Os países nórdicos compreendem cinco nações e três regiões autônomas.
Os países nórdicos compreendem cinco nações e três regiões autônomas.

A Escandinávia e os países nórdicos por vezes são designadas como sinônimos. Contudo, apesar de abrangerem áreas de uma mesma região, países nórdicos correspondem a outras nações além das nações que compreendem a Escandinávia.

Os países nórdicos são:

  • Noruega

  • Suécia

  • Dinamarca

  • Finlândia

  • Islândia

  • Regiões autônomas da Groenlândia, Ilhas Faroé e Ilhas Aland.

Juntas, essas nações constituem o chamado Conselho Nórdico (órgão de cooperação entre os países nórdicos). Os países nórdicos apresentam os melhores índices de desenvolvimento humano e melhor qualidade de vida do mundo. Além desses índices, esses países também compartilham semelhanças culturais, sociais, políticas e geográficas.

A Escandinávia é uma região que compreende a Península Escandinava, na Europa Setentrional. A Escandinávia é uma região que compreende a Península Escandinava, na Europa Setentrional.
Por Rafaela Sousa

Você pode se interessar também

História

Vikings

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.