Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Urticária

Entenda o que é a urticária, uma doença de pele bastante comum e que afeta mais de 2 milhões de pessoas no Brasil a cada ano. Conheça também os principais sintomas e sinais dessa doença, a diferença entre urticária aguda, crônica, induzida e espontânea e ainda saiba qual é o tratamento mais adotado nesses casos.

A urticária caracteriza-se pelo surgimento de lesões avermelhadas na pele A urticária caracteriza-se pelo surgimento de lesões avermelhadas na pele

A urticária é uma doença de pele, portanto, é um exemplo de dermatose. É um problema relativamente comum que afeta mais de 2 milhões de pessoas no Brasil a cada ano. Estima-se que 15% a 20% da população tenha ao menos um episódio da doença durante a vida. A seguir, falaremos a respeito desse importante problema que se caracteriza por lesões avermelhadas que causam coceira.

O que é a urticária?

Como dito anteriormente, a urticária nada mais é que uma irritação na pele caracterizada por lesões avermelhadas e inchadas, que podem estar isoladas ou agrupadas. Essas lesões geralmente causam coceira no paciente, provocando, assim, uma redução da qualidade de vida. Geralmente, a pele retorna ao seu aspecto normal em uma média de 24 horas.

Quais os tipos de urticária?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, podemos classificar a urticária utilizando dois critérios: o tempo de duração e a causa. Com relação ao tempo de duração, temos:

  • Urticária aguda: A urticária adulta desaparece em menos de seis semanas;

  • Urticária crônica: A urticária crônica apresenta sinais e sintomas que persistem por mais de seis semanas.

De acordo com a causa, temos:

  • Urticária induzida: Essa urticária apresenta um fator causador identificado, como o calor, alimentos ou drogas;

  • Urticária espontânea: Essa urticária não apresenta causa conhecida.

Quais os principais sinais e sintomas da urticária?

Entre os sinais e sintomas da urticária, podemos citar:

  • Coceira, sensação de ardor ou queimação (sintoma mais comum);

  • Em casos mais graves, podemos citar inchaço rápido intenso e localizado nas pálpebras, boca e garganta (angioedema);

  • Dificuldade para respirar;

  • Náuseas e vômitos.

Qual é o tratamento para urticária?

O tratamento da urticária vai variar de paciente para paciente, entretanto, normalmente são usados medicamentos anti-histamínicos. Esse medicamento, como o nome sugere, inibe a ação da histamina, uma substância liberada por células especializadas durante uma resposta inflamatória ou alergia. Além desses medicamentos, a urticária é tratada retirando-se a possível causa da reação alérgica do convívio com o paciente. Recomenda-se também uma dieta alimentar saudável.

Atenção: O tratamento da urticária deve ser feito sempre por um médico dermatologista. Não se automedique, pois isso pode afetar o diagnóstico e prejudicar o tratamento.

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Alergias

Ciências

Pele

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.