Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema ABO

Compreenda o que é o sistema ABO e a sua importância para a realização das transfusões sanguíneas.

Os diferentes tipos de sangue formam o sistema ABO Os diferentes tipos de sangue formam o sistema ABO

Sabemos que existem diferentes tipos sanguíneos na população, os quais recebem o nome de tipo A, B, O ou AB e constituem o Sistema ABO. Conhecer as diferenças entre esses tipos é fundamental para garantir, por exemplo, uma doação de sangue que não cause riscos à saúde de uma pessoa. Vamos entender por quê?

Primeiramente devemos lembrar que o sangue é formado por plasma, que constitui a parte líquida do sangue, e pelos elementos figurados: eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Na superfície dos eritrócitos existem substâncias denominadas de aglutinogênios que determinam o tipo sanguíneo de cada pessoa. No plasma, por sua vez, encontramos anticorpos chamados de aglutininas, que são capazes de reagir com os aglutinogênios nos eritrócitos.

Cada tipo sanguíneo é caracterizado pelo aglutinogênio que possui em seus eritrócitos. O sangue A, por exemplo, possui aglutinogênio A; o sangue B possui aglutinogênio B, e o sangue AB possui os dois tipos de antígenos. O sangue tipo O, por sua vez, não possui nenhum aglutinogênio.

Já no plasma, observamos diferentes anticorpos em cada tipo sanguíneo. Quando observamos o sangue tipo A, verificamos no seu plasma o anticorpo Anti-B. No sangue B, é verificada a presença de anticorpo Anti-A. O sangue tipo AB, por sua vez, não possui nenhum anticorpo no plasma, e o sangue O possui Anti-A e Anti-B.

Para entender melhor, veja o quadro a seguir:

Sangue

Aglutinogênio nos eritrócitos

Aglutinina no plasma

A

A

Anti-B

B

B

Anti-A

AB

AB

Nenhum

O

Nenhum

Anti-A e Anti-B


Imagine, por exemplo, que você possua sangue do tipo A e, consequentemente, aglutinogênio A nos seus eritrócitos e aglutinina Anti-B em seu plasma. Caso receba sangue de uma pessoa do tipo B, as aglutininas reagirão com os eritrócitos do sangue recebido, causando a sua destruição. Assim sendo, uma pessoa com sangue tipo A não pode receber nenhum sangue de doador que possua aglutinogênio B, pois seus anticorpos destruirão as hemácias desse doador.

Podemos resumir da seguinte forma:

-Paciente com sangue tipo A pode receber sangue de doador A ou O.

-Paciente com sangue tipo B pode receber sangue de doador B ou O.

-Paciente com sangue tipo AB pode receber sangue de qualquer tipo, uma vez que não possui aglutinina no plasma.

-Paciente com sangue tipo O só pode receber sangue de doador tipo O, uma vez que possui aglutinina Anti-A e Anti-B.

A descoberta do Sistema ABO revolucionou a medicina, uma vez que permitiu a compreensão da incompatibilidade entre alguns tipos sanguíneos.Com essa descoberta, as transfusões ficaram mais seguras e mais vidas foram salvas.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Como o sangue é produzido?

Ciências

Fator Rh

Ciências

Hemácias (eritrócitos)

Ciências

Plaquetas

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.