Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema ABO

Compreenda o que é o sistema ABO e a sua importância para a realização das transfusões sanguíneas.

Os diferentes tipos de sangue formam o sistema ABO Os diferentes tipos de sangue formam o sistema ABO

Sabemos que existem diferentes tipos sanguíneos na população, os quais recebem o nome de tipo A, B, O ou AB e constituem o Sistema ABO. Conhecer as diferenças entre esses tipos é fundamental para garantir, por exemplo, uma doação de sangue que não cause riscos à saúde de uma pessoa. Vamos entender por quê?

Primeiramente devemos lembrar que o sangue é formado por plasma, que constitui a parte líquida do sangue, e pelos elementos figurados: eritrócitos, leucócitos e plaquetas. Na superfície dos eritrócitos existem substâncias denominadas de aglutinogênios que determinam o tipo sanguíneo de cada pessoa. No plasma, por sua vez, encontramos anticorpos chamados de aglutininas, que são capazes de reagir com os aglutinogênios nos eritrócitos.

Cada tipo sanguíneo é caracterizado pelo aglutinogênio que possui em seus eritrócitos. O sangue A, por exemplo, possui aglutinogênio A; o sangue B possui aglutinogênio B, e o sangue AB possui os dois tipos de antígenos. O sangue tipo O, por sua vez, não possui nenhum aglutinogênio.

Já no plasma, observamos diferentes anticorpos em cada tipo sanguíneo. Quando observamos o sangue tipo A, verificamos no seu plasma o anticorpo Anti-B. No sangue B, é verificada a presença de anticorpo Anti-A. O sangue tipo AB, por sua vez, não possui nenhum anticorpo no plasma, e o sangue O possui Anti-A e Anti-B.

Para entender melhor, veja o quadro a seguir:

Sangue

Aglutinogênio nos eritrócitos

Aglutinina no plasma

A

A

Anti-B

B

B

Anti-A

AB

AB

Nenhum

O

Nenhum

Anti-A e Anti-B


Imagine, por exemplo, que você possua sangue do tipo A e, consequentemente, aglutinogênio A nos seus eritrócitos e aglutinina Anti-B em seu plasma. Caso receba sangue de uma pessoa do tipo B, as aglutininas reagirão com os eritrócitos do sangue recebido, causando a sua destruição. Assim sendo, uma pessoa com sangue tipo A não pode receber nenhum sangue de doador que possua aglutinogênio B, pois seus anticorpos destruirão as hemácias desse doador.

Podemos resumir da seguinte forma:

-Paciente com sangue tipo A pode receber sangue de doador A ou O.

-Paciente com sangue tipo B pode receber sangue de doador B ou O.

-Paciente com sangue tipo AB pode receber sangue de qualquer tipo, uma vez que não possui aglutinina no plasma.

-Paciente com sangue tipo O só pode receber sangue de doador tipo O, uma vez que possui aglutinina Anti-A e Anti-B.

A descoberta do Sistema ABO revolucionou a medicina, uma vez que permitiu a compreensão da incompatibilidade entre alguns tipos sanguíneos.Com essa descoberta, as transfusões ficaram mais seguras e mais vidas foram salvas.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Como o sangue é produzido?

Ciências

Fator Rh

Ciências

Hemácias (eritrócitos)

Ciências

Plaquetas

Últimos artigos

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.

Hino da Proclamação da República

O Hino da Proclamação da República é uma canção cívica que foi criada, logo após a proclamação da república, com o intuito de ser o novo Hino Nacional.

Hino à Bandeira

O Hino à Bandeira é uma canção cívica que foi criada em 1906 com o objetivo de reforçar o apoio da população brasileira à bandeira do Brasil estabelecida em 1889.

Deodoro da Fonseca

Deodoro da Fonseca foi um militar e político que esteve presente em inúmeros acontecimentos importantes de nossa história. Foi também o primeiro presidente do Brasil.