Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que temos aftas?

Por que temos aftas? Descubra aqui a resposta dessa e de outras perguntas relacionadas com essa lesão.

Sabe aquelas pequenas feridas que surgem na boca e causam dor, principalmente na hora de comer? Elas são chamadas de aftas. Mas, afinal, por que elas aparecem? Como podemos evitá-las e tratá-las?

Primeiramente devemos deixar claro que as aftas, também chamadas de úlceras aftosas, não são lesões contagiosas! Essas feridas, que possuem formato arredondado, bordas avermelhadas e centro mais esbranquiçado, como veremos a seguir, apresentam causas desconhecidas. Elas possuem frequentemente tamanho inferior a um centímetro e surgem como se fossem uma cratera, sendo visível uma pequena depressão no centro.

As aftas podem aparecer de forma múltipla ou isoladas e normalmente são encontradas na parte interna da boca, como nas gengivas, palato (céu da boca) e língua. Muito raramente essas lesões aparecem na garganta, porém, também podem surgir nessa região.

Essas lesões provocam dor intensa, principalmente no momento de comer. A dor pode ser diminuída por evitar comidas muito quentes ou com muito tempero. Em alguns casos, a dor é tão intensa que, mesmo sem o toque de nenhum alimento, a afta causa incômodo.

As aftas, que normalmente se curam sozinhas, duram de sete a dez dias e não deixam cicatriz. Se o problema persistir a um tempo superior a esse, é necessário procurar um médico ou um dentista. Além disso, uma consulta também é necessária em casos em que aftas aparecem com frequência.

Apesar de os especialistas não saberem ao certo o que causa as aftas, esse problema está muito relacionado com situações de estresse, uso de cigarros, alergias, lesões na boca causadas por aparelhos dentais, por exemplo, e deficiências na alimentação, como falta de vitaminas B12, C, zinco e ferro. Acredita-se também que algumas patologias, tais como doenças inflamatórias intestinais, refluxo e algumas doenças imunológicas, possam estar relacionadas com o surgimento dessas lesões.

O tratamento da afta, na maior parte dos casos, não é necessário, porém, alguns medicamentos podem ser indicados para diminuir a dor. Geralmente é indicado o uso de anti-inflamatórios, anestésicos e que o paciente evite aqueles alimentos que acentuam a dor. Também é importante realizar uma boa higiene bucal e não fazer uso de receitas caseiras, que podem aumentar a sensação de dor.

Como forma de prevenção da afta, recomenda-se que não se coma muitos alimentos temperados e frutas ácidas. Além disso, é importante ter uma alimentação saudável, com muitas vitaminas e sais minerais, bem como procurar levar uma vida sem muito estresse.

Apesar de causarem grande desconforto, as aftas são lesões que não causam risco à saúde.

Atenção! Não confunda as aftas com herpes, que é causado por vírus e é contagioso, diferentemente das aftas. Além disso, o herpes surge nas regiões fora da boca.

As aftas apresentam-se como lesões de bordas avermelhadas e centro esbranquiçado As aftas apresentam-se como lesões de bordas avermelhadas e centro esbranquiçado
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Higiene corporal | Ensino Fundamental I

Ciências

O que é estresse?

Ciências

Cuidado com os Dentes

Ciências

Alergias

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.