Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Por que espirramos?

Por que espirramos? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o assunto!

Quando estamos gripados ou quando algum cheiro nos incomoda, é comum a ocorrência dos espirros, não é mesmo? Apesar de acontecer com todas as pessoas, poucas sabem a função exata dessa reação do corpo. Vamos aprender mais sobre o assunto?

O que é o espirro?

O espirro é uma reação involuntária caracterizada pela expulsão rápida e incontrolável de ar pelo nariz e pela boca. Ele é desencadeado pela irritação ou bloqueio de nossas vias respiratórias, o que provoca a entrada de ar nos nossos pulmões e seguinte eliminação, que normalmente é acompanhada de um som característico.

Estima-se que o ar saia dos nossos pulmões com uma velocidade de aproximadamente 160km/h. Diante dessa velocidade, fica claro por que não conseguimos resistir ao impulso, não é mesmo? Vale destacar, no entanto, que algumas pessoas tentam impedir o espirro e, em razão da pressão do ar sendo eliminado, acabam com vertigem e até mesmo rompendo o tímpano. Sendo assim, quando sentir que vai espirrar, não tente evitar essa reação.

Qual é a função do espirro?

Assim como todos os reflexos do corpo, o espirro possui uma função importante para a saúde. Ele elimina de nossas vias aéreas organismos que estão causando algum mal, como o vírus da gripe e o do resfriado ou, ainda, organismos que estão desencadeando alergia, como poeira e pólen. Assim sendo, os espirros ajudam a proteger nosso corpo.

Por que espirramos quando olhamos para o sol?

Algumas pessoas espirram quando o sol ou uma luz intensa bate diretamente nos olhos. Esse espirro não ocorre como uma maneira de eliminar uma substância estranha, mas, sim, porque houve confusão no nosso sistema nervoso. Segundo alguns pesquisadores, quando a luz entra em nossos olhos, estimula o nosso nervo óptico, que leva sinais para o cérebro. Como o nervo óptico e o nervo trigêmeo, responsável por desencadear o espirro, estão muito próximos, pode ocorrer uma estimulação errada, provocando o espirro.

Vale destacar que alguns pesquisadores ainda sugerem outras explicações para esse fato, sendo, portanto, uma questão ainda não muito bem definida pela ciência.

O espirro é uma forma de proteção para o nosso organismo O espirro é uma forma de proteção para o nosso organismo
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Gripe

Ciências

Diferenças entre gripe e resfriado

Ciências

Alergias

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.