Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Pirâmides ecológicas

Compreenda o que são pirâmides ecológicas e entenda a diferença existente entre as pirâmides ecológicas de número, biomassa e energia.

As pirâmides ecológicas são representações gráficas dos níveis tróficos que são encontrados em um determinado ecossistema. Através dessas pirâmides, torna-se possível analisar como a energia flui nesses ecossistemas e as relações de alimentação nele existentes. Em uma pirâmide a base é formada pelos produtores, seguidos até o ápice dos outros níveis tróficos.

As pirâmides ecológicas podem ser classificadas em três tipos: número, biomassa e energia. Essas pirâmides podem ser ainda diretas (com a base maior que os outros andares) ou invertidas (com a base menor que um ou mais andares da pirâmide). As pirâmides de energia são as únicas que nunca podem ser invertidas.

Pirâmide de números

As pirâmides de números representam a quantidade de indivíduos em cada nível trófico em número proporcional à necessidade da dieta de cada um dos níveis. Essas pirâmides podem ser diretas ou invertidas. Observe as duas pirâmides abaixo.


Observe as duas pirâmides de números acima. A primeira é uma pirâmide direta, enquanto a segunda é invertida

Na primeira pirâmide vemos que uma grande quantidade de gramíneas é necessária para alimentar uma certa quantidade de lagartas, as quais servem de alimento para os pássaros. Já no segundo caso, vemos que apenas duas árvores é suficiente para alimentar a mesma quantidade de lagartas. Percebe-se, portanto, que o único critério aqui analisado é o número necessário de indivíduos para alimentar o próximo nível trófico.

Pirâmides de biomassa

As pirâmides de biomassa indicam o peso seco dos indivíduos em cada nível trófico e não o número desses. Normalmente, a pirâmide de biomassa lembra muito os resultados da pirâmide de número. Assim como a pirâmide de números, a pirâmide de biomassa também pode ser invertida.


A pirâmide de biomassa indica a quantidade de matéria orgânica presente em cada nível

Pirâmide de energia

As pirâmides de energia representam a quantidade de energia em cada nível trófico. O fluxo de energia é decrescente na cadeia alimentar, ou seja, na base (produtores) existe mais energia, enquanto no ápice a energia é menor. Podemos concluir, portanto, que todos os organismos do ecossistema dependem diretamente da energia captada pelos produtores.


A pirâmide de energia representa a quantidade de energia em cada nível trófico

Por grande parte da energia ser perdida ao longo dos níveis tróficos, as cadeias alimentares são limitadas. Geralmente uma cadeia apresenta apenas de 4 a 5 níveis tróficos.


Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada:

Os diferentes níveis tróficos de uma cadeia podem ser representados através das pirâmides ecológicas Os diferentes níveis tróficos de uma cadeia podem ser representados através das pirâmides ecológicas
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Cadeia alimentar

Ciências

Cadeia e teia alimentar

Ciências

O que é um ecossistema?

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.