Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Metabolismo

Entenda o que é o metabolismo e a importância dessas reações químicas para a sobrevivência dos seres vivos.

Nas células, ocorre uma série de transformações químicas que constituem o metabolismo Nas células, ocorre uma série de transformações químicas que constituem o metabolismo

Frequentemente, tanto nos estudos de Biologia quanto no cotidiano, fala-se muito em metabolismo. É comum, por exemplo, ouvirmos dizer que uma pessoa está acima do peso, pois seu metabolismo é lento. Mas, afinal, o que é o metabolismo e qual é sua importância para o organismo?

→ O que é metabolismo?

Damos o nome de metabolismo ao conjunto de reações químicas que ocorre no nosso corpo, as quais são responsáveis por suprir nossas necessidades energéticas e também estruturais. Todos os organismos vivos possuem metabolismo, portanto, não são essas reações exclusivas dos seres humanos.

→ Qual é a função do metabolismo?

O metabolismo apresenta atividades essenciais para o funcionamento do organismo. Costuma-se dizer que são suas funções:

  • Obter energia;

  • Quebrar moléculas em unidades que serão usadas na formação de macromoléculas;

  • Sintetizar e degradar biomoléculas.

→ Anabolismo e catabolismo

Podemos classificar o metabolismo em dois grandes processos:

  • Anabolismo: também chamado de metabolismo construtivo, sua função é sintetizar biomoléculas, portanto, nesse processo, moléculas simples e pequenas são utilizadas para a formação de novas moléculas que serão necessárias para o organismo. No entanto, o anabolismo ocorre apenas quando uma célula apresenta energia suficiente disponível. Esse conjunto de reações é fundamental para a manutenção de tecidos em organismos pluricelulares e para o crescimento de novas células.

  • Catabolismo: também chamado de metabolismo oxidativo, ele engloba reações químicas que têm por objetivo quebrar as moléculas em produtos mais simples. Nesse processo, há a quebra e a liberação de energia necessária para a realização de outras reações.

    Podemos classificar o catabolismo em dois grupos o aeróbio e o anaeróbio. O aeróbio é aquele em que as reações necessitam da presença de oxigênio, e o anaeróbio ocorre na ausência dessa substância.

É importante salientar que o anabolismo e o catabolismo atuam juntos para manter o equilíbrio do organismo. Lembre-se de que o catabolismo quebra moléculas e libera energia para a célula, e, no anabolismo, ocorrem reações de síntese que necessitam dessa energia produzida no catabolismo.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Características de um ser vivo

Ciências

Células

Últimos artigos

Hipérbole

A hipérbole é uma figura de linguagem que usa, de propósito, o exagero nas expressões para dar ênfase ao discurso. Ela é classificada como figura de pensamento.

Período Neolítico

Período Neolítico é um dos períodos da Pré-História, profundamente marcado pela sedentarização do humano, uma consequência do desenvolvimento da agricultura.

Predatismo

Predatismo ou predação é uma relação ecológica estabelecida entre indivíduos de espécies diferentes, na qual um organismo serve de alimento para outro.

Amensalismo

Amensalismo é uma relação ecológica em que uma das espécies envolvidas inibe o crescimento ou a reprodução de outra. Um exemplo dessa interação é a maré vermelha.