Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Febre Chikungunya

Você sabe o que é febre Chikungunya? Essa doença viral de nome complicado está contaminando muitas pessoas no Brasil. Saiba mais!

A febre Chikungunya é uma doença causada por um vírus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes: A. albopictus ou A. eegypti. Essa última espécie também está relacionada com a transmissão da dengue, outra doença viral extremamente grave e que acomete muitas pessoas em nosso país.

A Chikungunya é uma doença que não escolhe as pessoas por idade, cor da pele ou sexo, podendo acometer qualquer indivíduo. Os sintomas, entretanto, são de maior intensidade em crianças e idosos. Em mulheres grávidas, os riscos maiores estão no fato de que a doença pode provocar aborto.

A febre Chikungunya é muito similar à dengue, sendo assim, é preciso muita atenção por parte dos médicos no momento do diagnóstico. Veja a seguir os principais sintomas que podem surgir em uma pessoa com essa doença:

Febre alta de início súbito que normalmente atinge mais de 39 graus;

Dores intensas nas articulações;

Dores de cabeça;

Dores musculares;

Dores nas costas;

Náusea e vômitos;

Manchas na pele;

A principal diferença entre a dengue e a febre Chikungunya está no fato de que essa última provoca dores fortes nas articulações, que podem durar por meses e até mesmo anos. O nome da doença significa “aqueles que se dobram” e é uma referência às dores articulares que impedem a pessoa de locomover-se normalmente.

Não existe um tratamento específico para a febre Chikungunya, sendo assim, apenas os sintomas são tratados. É recomendado o uso de paracetamol para a febre e alguns anti-inflamatórios para as dores nas articulações. Assim como na dengue, é importante hidratar o paciente e não fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico.

Acredita-se que uma pessoa que foi exposta uma vez à Chikungunya não corre risco de desenvolver a doença novamente. Isso quer dizer que os acometidos desenvolvem imunidade contra o vírus.

Por ser transmitida pelo mesmo mosquito, as formas de prevenção da doença são as mesmas que a da dengue. Sendo assim, não devemos nos esquecer de limpar e tampar as caixas d'água; limpar as calhas; não deixar água em vasos de plantas; cobrir qualquer recipiente que acumule água e tirar a água de plantas, como bromélias.

ATENÇÃO: Ao sentir os sintomas descritos neste texto, procure imediatamente o médico e siga rigorosamente as orientações. Apesar de mortes serem raras, se a doença não for tratada adequadamente, elas poderão ocorrer.


Por Ma. Vanessa dos Santos

O Aedes albopictus é um dos vetores da febre Chikungunya O Aedes albopictus é um dos vetores da febre Chikungunya
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Febre hemorrágica brasileira

Jogos

Contra dengue

Ciências

Dengue

Ciências

Doenças transmitidas pelo AEDES AEGYPTI

Últimos artigos

Medidas de volume

Utilizamos o volume para calcular o espaço ocupado por uma determinada matéria. Assim, é necessário desenvolver unidades de medidas de volume, como o metro cúbico.

Sólidos geométricos | Ensino Fundamental I

Sólidos geométricos são figuras com três dimensões e podem ser encontrados facilmente no nosso dia a dia. Cada sólido apresenta características únicas.

Sílabas | Ensino Fundamental I

Sílaba é o som que pronunciamos ao falarmos uma palavra. É formada por vogal ou por consoante mais vogal.

Lei do Ventre Livre

A Lei de Ventre Livre foi uma lei aprovada em 1871 que tinha como proposta iniciar a transição lenta e gradual do Brasil para a abolição do trabalho escravo.